Agricultores cobram políticas públicas no Piauí

Ato deve reunir mais de mil manifestantes das microrregiões de São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Canto do Buriti
Compartilhe!
Arte do evento

O Fórum Territorial da Sociedade Civil Sobre Estiagem realiza, nesta sexta-feira (3), a Marcha do Grito do Semiárido, em São Raimundo Nonato, na região sul do Piauí. O evento reúne entidades da sociedade civil, movimentos populares e organizações em manifestação pública que pretende cobrar respostas do poder público diante das urgências provocadas pela seca prolongada.

Além da Marcha, será realizada uma audiência pública, às 10h, no Ginásio Poliesportivo de São Raimundo Nonato, com a presença confirmada de representantes de entidades públicas ligadas ao meio rural.
 
As prioridades na reivindicação do Fórum são para o equipamento de poços nos próximos dois meses, suprimento no abastecimento de água por carros-pipa e estratégia emergencial para distribuição de alimentos, além do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. A pauta do protesto e da audiência está baseada em documentos do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, da Carta dos Bispos do Piauí e do Fórum Territorial sobre Estiagem Serra da Capivara, todos entregues aos governos estadual e federal.
 
O Fórum defende ainda a anistia e desburocratização na concessão de crédito financeiro destinado a pequenos produtores rurais. De acordo com os manifestantes, muitas famílias que vivem da agricultura familiar estão com pendências em programas de fomento, encontrando dificuldades para produzir e criar animais.
 
Outras propostas apresentadas pelo Fórum são para ampliação do valor da Bolsa Estiagem, de R$ 80 para R$ 300 e afirmação para realização de ações estruturantes nas comunidades, realizadas pela Articulação no Semi-Árido (ASA) e Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *