Microrregião do Médio Vale do São Francisco se mobiliza para o EnconASA
Mística de encerramento do encontro refletindo sobre as lutas dos povos do semiárido mineiro | Foto: Priscila Souza |
Os agricultores e as agricultoras familiares e ainda os povos tradicionais do Semiárido mineiro da Microrregião do Vale do São Francisco estiveram reunidos dia 19 e 20 de julho para debater o contexto da pior seca dos últimos 30 anos e a participação no VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA).
Participaram do encontro os municípios de Januária, São Francisco, Tejuco, Pintópolis, Chapada Gaúcha, Lontra, Japonvar, Araçuaí, Montes Claros, Pedras de Maria da Cruz, Ibiracatu, Varzelândia, Bonito de Minas, Manga e São João das Missões.
No debate da conjuntura, as comunidades apontaram os desafios marcados por programas assistencialistas e de distribuição de renda ao invés de políticas estruturantes, que ofereçam condições concretas de trabalho. Um dos temas mais debatidos foi o acesso ao crédito e financiamento.
As comunidades afirmam que, entre várias coisas, o Estado precisa garantir educação e formação para os agricultores construírem seus próprios projetos; facilitar a linguagem e os procedimentos para acessar os recursos públicos; regularizar a situação fundiária das comunidades para que elas possam comprovar o direito de propriedade da terra, seja como agricultores ou como povos tradicionais.
Os povos tradicionais, agricultores e agricultoras iniciaram os preparativos para receber os participantes do outros nove estados do Semiárido que virão para o Encontro Nacional. Comidas típicas, danças, músicas, saberes tradicionais e inovações tecnológicas, transportes, entre outras ações, estão sendo construídas coletivamente em Minas Gerais para acolher os participantes do EnconASA.
“Este momento foi muito bom, foi um pontapé inicial para mobilizar nossas lutas, nossas reivindicações e dar nossa contribuição ao Encontro. Ficamos muito animados”, diz Dione Maria Nascimento, representante da Prefeitura de Pintópolis e da Associação das Mulheres de Hortifrutigranjeiros.
As lutas e desafios colocados pelas comunidades da Microrregião do Médio Vale do São Francisco estarão presentes durante o EnconASA, que ocorrerá de 19 a 23 de novembro, em Januária, e debaterá os rumos políticos para a luta e resistência destes povos para conviver com o Semiárido.