Evento alerta para risco de colapso no abastecimento de água no Sertão do Pajeú
Com intuito de alertar a população para um possível colapso no abastecimento de água na região do Sertão do Pajeú, organizações não governamentais realizam nos dias 16 e 21 de junho atividades em defesa do uso racional dos recursos hídricos. As ações fazem parte da X Semeia, que este ano tem como tema Convivência com o Semiárido: um Desafio Ambiental e Humano.
O risco de colapso no abastecimento de água é mais uma das consequências da forte estiagem que atinge o Semiárido. Em São José do Egito, terceiro maior município da microrregião do Sertão do Pajeú, o fornecimento de água está sendo garantido por meio de carros-pipa. De acordo com Adilson Viana, assessor político-pedagógico da Diaconia, a situação poderia ter sido amenizada caso a população tivesse sido alertada em tempo hábil. “Deveria ter sido feito um trabalho educativo junto à população para que se economizasse água, uma vez que os açudes já estavam com apenas 20% da sua capacidade de armazenamento”, esclarece Viana. Atualmente o Açude São José II está com apenas 16% de sua capacidade de armazenamento, segundo dados da Agência Estadual de Água e Clima (Apac).
De acordo com dados da Apac, o Açude de Brotas está com 51% da capacidade de armazenamento, e o Açude Laje do Gato encontra-se com apenas 48% do seu nível de armazenamento. Ambos os reservatórios abastecem o município de Afogados da Ingazeira. A situação já é de alerta, uma vez que o período de chuvas na região se encerra neste mês e a precipitação pluviométrica não atingiu sequer a metade do esperado para todo o período de chuvas no Semiárido. De acordo com dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Afogados da Ingazeira choveu 380 mm de janeiro ao início de junho, enquanto a média de chuvas para o Semiárido é de 800 mm para todo o inverno. Caso não ocorra nenhuma surpresa por parte da natureza, as chuvas chegarão ao fim, e a população terá que sobreviver com a capacidade atual de armazenamento de água dos açudes até 2013.
A X Semeia irá realizar, no dia 16, uma mobilização na Feira Agroecológica de Afogados da Ingazeira no intuito de alertar a população para a importância de economizar água. A feira livre será tomada por artistas usando pernas de pau e por representantes de ONGs, que irão expor trabalhos sobre a convivência com o Semiárido e sobre a importância do uso racional da água. No próximo dia 23 de junho, a X Semeia promoverá o sorteio de um gelágua para os participantes de uma enquete sobre as práticas para economizar água realizada pela Rádio Pajeú AM 1.500.
O evento também volta as suas atenções para a fiscalização das políticas de enfrentamento da seca adotadas pelo Poder Público. No dia 21, será realizada uma audiência pública, que contará com a presença de moradores do bairro, representantes dos governos Municipal e Estadual e de organizações da sociedade civil organizada. Na audiência, será aberto um diálogo com esses atores sobre a realidade dos mananciais da microrregião do Sertão do Pajeú e sobre a gestão das políticas de enfrentamento da seca. “Essa atividade atende a mais um objetivo da X Semeia, que é o de abrir um diálogo com o Poder Público sobre a gestão das políticas de enfrentamento da seca de modo que estas sejam acessíveis a todas as pessoas”, explica Viana.
Ainda segundo Adilson Viana, os mananciais da microrregião do Sertão do Pajeú estão funcionando com 50% da capacidade de armazenamento, o que já é motivo de alerta para evitar o mesmo problema enfrentado pela população de São José do Egito. “A X Semeia quer sensibilizar a população para que ela cumpra o seu papel nesta situação economizando água não só agora que estamos com estiagem mas sempre, pois a água do planeta está ficando cada vez mais escassa”, conclui Adilson.
A X Semeia é uma realização das seguintes organizações: Associação dos Agricultores e Agricultoras Agroecológicos do Sertão do Pajeú (AASP), Diaconia, Casa da Mulher do Nordeste, Grupo Mulher Maravilha, Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira com o apoio da Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira.