Estados apontam expectativas e assumem compromissos para o VIII EnconASA
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2012/04/IMG_3470.jpg)
![]() |
Momento de preparação do VIII EnconASA envolvendo representantes dos 10 estados que compõem a ASA | Foto: Neto Santos |
Definir novas estratégias de ação da ASA na perspectiva de reafirmar o projeto de convivência com o Semiárido, desenvolvido ao longo de 13 anos pela rede, e ampliar a relação estado e sociedade civil. Essas são as principais expectativas apontadas pelos 10 estados que compõem a Articulação para o VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA), que será realizado de 19 a 23 de novembro na cidade de Januária, em Minas Gerais.
O processo preparatório junto aos estados teve início durante a reunião da Coordenação Executiva (CE) Ampliada, que ocorreu de 11 a 13 de abril, em Moreno (PE). Os representantes das ASAs estaduais também apontaram o desejo de conhecer a cultura e as experiências do Semiárido mineiro, que tem características peculiares e próprias em relação aos demais estados que compõem a região.
Para a coordenadora da ASA pelo estado de Minas Gerais, Valquíria Lima, foi bastante positivo ter uma CE Ampliada antes do EnconASA para dar mais qualidade ao processo de preparação. Ela também salientou que o resultado do encontro vai depender dos processos de formação nos estados.
“A trajetória da ASA vem de uma acumulação de forças, experiência social, atuação pedagógica, capacidade de gerir recursos públicos e atuar politicamente. Ao mesmo tempo, vivemos tempos de grandes desafios. O EnconASA é a nossa plataforma de chegada para os nossos próximos voos de sonhos, liberdade e infinito”, destacou Valquíria.
O coordenador da ASA pelo Rio Grande do Norte, Procópio Lucena, reforçou a necessidade dos estados realizarem bons debates nas comunidades e assumiu publicamente o compromisso do Semiárido potiguar com a realização do EnconASA.
“A grande contribuição que Minas Gerais está nos dando de nada vai adiantar se os estados não assumirem a construção desse grande encontro. No Rio Grande do Norte vamos fazer três grandes encontros preparatórios porque o EnconASA não é de Minas, é nosso. Eles irão nos acolher, mas a responsabilidade é coletiva, é de todos nós”, enfatizou Procópio.
![]() |
Integrantes da ASA Minas trouxeram a dança da peneira, uma prática das comunidades rurais | Foto: Neto Santos |
Para acolher e encerrar o processo preparatório do Encontro, os representantes de Minas Gerais realizaram um momento simbólico ao redor do mapa do Semiárido com muita alegria, música e dança. Ao final, todos foram convocados a ler em voz alta o tema do VII EnconASA: Territórios de Convivência –Trajetórias de Luta e Resistência para Superação da Pobreza e Construção da Cidadania.
Reunião – Aproveitando as ideias e reflexões que foram feitas na CE Ampliada sobre o EnconASA, o estado que vai sediar o evento já tem uma reunião agendada para os dias 23 e 24 de abril, com a presença de todas as comissões. Na manhã do primeiro dia será feita uma análise de conjuntura, apresentação da programação e diálogo sobre o papel e a composição de cada comissão. No período da tarde cada equipe fará o seu planejamento. Já no segundo dia haverá apresentação dos trabalhos de cada grupo, construção de agenda e avaliação do encontro.