Intercâmbio de Experiências promove o compartilhamento de saberes entre agricultores do Semiárido

Os participantes do X EnconASA irão conhecer 20 exemplos de convivência com o Semiárido em Alagoas e Sergipe

Kleber Nunes | Asacom

A convivência com o Semiárido se torna realidade quando agricultoras e agricultores compartilham seus saberes e assim ajudam a aperfeiçoar práticas sustentáveis. Por isso, o X Encontro Nacional da ASA (EnconASA) realiza, nesta terça-feira (19), o Intercâmbio de Experiências nos territórios de Alagoas e Sergipe.

O EnconASA é o maior espaço de debate, onde são discutidas políticas públicas para o desenvolvimento e a promoção do bem-viver dos povos da região semiárida do Nordeste e de Minas Gerais. Esta edição do evento, que segue até sexta-feira (22), tem como tema “Semiárido Vivo: por justiça socioambiental e democracia participativa”, e marca os 25 anos de atuação da ASA.

Durante o Intercâmbio de Experiências, cerca de 600 pessoas, entre delegados e convidados, irão conhecer 20 exemplos bem-sucedidos de como é possível viver com qualidade, gerar renda, salvaguardar a cultura e preservar a biodiversidade na região. As experiências estão espalhadas por 13 comunidades dos dois estados e são protagonizadas por unidades familiares e coletivos.

As visitas permitem aos anfitriões e intercambistas refletirem sobre temas importantes para o Semiárido como, por exemplo, universalização do acesso à água, auto-organização, feminismo, valorização dos povos originários e comunidades tradicionais, acesso à terra e ao território, juventudes e energia limpa.

“O EnconASA tem uma linha que começa com a gente olhando para os desafios da nossa realidade e dos territórios que estamos, depois nós vamos a esses territórios fazer uma imersão e conhecer boas práticas de convivência com o Semiárido. O Intercâmbio de Experiências é esse momento de conhecimento e troca”, explica o coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas, Antônio Barbosa.

Durante os intercâmbios, anfitriões e visitantes constroem conhecimento | Foto: Kleber Nunes

O Candeeiro

Para que os encontros sejam produtivos, os Intercâmbios de Experiências começam meses antes com a preparação da família ou do grupo que irá receber os visitantes. Durante esse processo, técnicos e comunicadores das organizações sociais responsáveis pelo território realizam a sistematização da experiência.

Nessa etapa, as histórias de convivência com o Semiárido são organizadas em boletins e banners, o famoso “O Candeeiro”, destacando os desafios e, sobretudo, as conquistas de cada personagem. Esses produtos de comunicação são estratégicos para a divulgação e a reprodução das experiências entre os povos da região.

Clique aqui e acesse as edições especiais de O Candeeiro para o X EnconASA

O X EnconASA tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura Municipal de Piranhas, da Cáritas Francesa e patrocínio da Fundação Banco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *