ASA participa da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/1112_Plenaria_Consea-scaled.jpg)
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) participa da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que acontece a partir desta segunda (11) e segue até quinta (14), em Brasília. O evento, cujo lema é “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, é mais uma ação que marca o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), extinto em 2019, mas reinstalado em este ano.
O objetivo da CNSAN é mobilizar toda a diversidade social e redes do setor para debater diferentes práticas, avaliar e propor políticas públicas e programas para a construção do terceiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN.
Para isso, a conferência reúne mais de 2 mil delegados e delegadas de todo o Brasil. Desse total, quatro são mulheres representantes do Semiárido: Cíntia Ribeiro (Petrolina-PE); Jandira Lopes (Correntina-BA); Roselita Vitor e Adailma Pereira, ambas de Campina Grande-PB. As delegadas foram eleitas na Conferência Livre de Segurança e Soberania Alimentar promovida pela ASA, em outubro.
Também representa a Articulação o coordenador estadual da ASA Bahia e membro do Consea Nacional, Naidison Baptista.
Os delegados e as delegadas participarão de mesas-redondas e grupos de trabalho instituídos a partir dos eixos de discussão: “Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional”, “Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada” e “Democracia e participação social”.
FEIRA DA SOCIOBIODIVERSIDADE
A 6ª CNSAN conta com uma feira que busca valorizar a diversidade produtiva de alimentos saudáveis de base agroecológica. A mostra também proporciona o intercâmbio de saberes e experiências, estimula a troca de sementes tradicionais entre os expositores e expositoras e, aproxima consumidores e produtores em torno dos produtos da sociobiodiversidade.
São ao todo 30 estandes que estão divulgando e comercializando produtos de várias comunidades e organizações da Amazônia, do Cerrado, da Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa e zona costeira do Brasil.