Encontro Microrregional do P1MC aborda gestão da água no Semiárido piauiense
O Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (P1MC) beneficiou 530 famílias nos municípios piauienses de Conceição do Canindé, São Francisco de Assis e Isaías Coelho, no último ano. A ação permite que centenas de pessoas que vivem no campo acessem água potável de qualidade para beber e cozinhar por meio da implantação de tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, com capacidade de guardar 16 mil litros do recurso natural.
No período de finalização do termo as famílias que conquistaram a tecnologia e representantes das comissões municipais da ASA dos três municípios reuniram-se durante o Encontro Microrregional do P1MC que aconteceu em Conceição do Canindé no Dia Mundial da Água (22 de março). Na ocasião, os/as participantes puderam trocar experiências e debater sobre o acesso e os cuidados com a água.
O encontro também teve a participação de estudantes da Unidade Escolar Narcíseo Almeida, que apresentaram o projeto “Cuidar da Água”. Ação em que os alunos fazem levantamento dos problemas de mau uso da água, poluição de mananciais e refletem sobre a importância de guardar e usar água da chuva e como a cisterna contribui para que isto seja efetivo.
A execução do P1MC é uma realização da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Obra Kolping do Piauí, Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCASA) e tem o apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil (FBB).