Agroecologia como caminho para o bem viver é um dos temas debatidos no Fórum Social Mundial
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/tenda_convergencia_agroecologica_fSM.jpg)
Refletir sobre a transformação social passa pela necessidade de compreender o significado da agroecologia, que vem propor um modelo de desenvolvimento que valoriza a vida e a diversidade, ao contrário do agronegócio, que deixa rastros de exploração e destruição. É com estas provocações, que o Comitê de Convergências Agroecológicas realiza entres os dias 13 e 17 de março de 2018, durante o Fórum Social Mundial (FSM), em Salvador (BA), uma série de diálogos temáticos que alertam para os perigos dos agrotóxicos e buscam visibilizar o protagonismo de povos tradicionais com práticas orientadas para o bem viver no campo e na cidade. As ações do Comitê são organizadas por entidades que fazem parte da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF).
Aberta ao público, a programação acontece na Tenda de Convergências Agroecológicas e prevê a realização de mesas redondas, seminários, além de rodas de diálogos. Alguns dos temas norteadores são: O Território como caminho para Agroecologia; Caminhos para Convergências Agroecológicas – ÁGUA, TERRA: VIDA; Soberania da TERRA, TERRITÓRIO E ÁGUA; Vivências para o Bem Viver no Campo e na Cidade; e Agroecologia x Agrotóxicos. A Tenda tem o objetivo de chamar a atenção para os saberes, sabores, fazeres e potencialidades dos povos do campo e da cidade que desenvolvem práticas agroecológicas como modo de vida.
Em outro espaço do FSM, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), serão apresentados e comercializados diversos produtos artesanais e alimentos agroecológicos, trazendo toda a diversidade e riqueza cultural dos povos tradicionais: agricultores/as familiares, indígenas, quilombolas, comunidades de fundos e fechos de pasto, pescadores/as mulheres, jovens, crianças, comunicadores/as, educadores/as, técnicos/as, dentre outros, se unidos aos demais visitantes e participantes do FSM.
FSM 2018 – O Fórum Social Mundial reunirá mais de 50 mil pessoas de 120 países para discutir e definir alternativas de enfrentamento ao neoliberalismo, aos golpes antidemocráticos e genocidas que diversos países vem enfrentando nos últimos anos. Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar”, o evento irá reunir as principais lideranças sociais e políticas.
O FSM nasceu em 2001 por organizações e movimentos sociais que, a partir de uma proposta inicial, se autoconvocaram e mobilizaram para um grande encontro em Porto Alegre, em contraposição ao neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico Mundial, que ocorria ao mesmo tempo em Davos, na Suíça. O Fórum volta ao Brasil, após uma fase de intensos debates sobre o futuro das lutas sociais e do próprio processo FSM, com a perspectiva de servir aos movimentos de resistência contra o avanço das forças neoliberais e suas investidas contra as jovens democracias na América Latina.
#fsm2018 #fsmsalvador #agroecologianofsm2018 #agroecologiaparaobemviver #agroecologianocampoenacidade #rumoaoIVENA
SERVIÇO:
O QUE: Tenda de Convergências Agroecológicas
QUANDO: 13 a 17 de Março de 2018
ONDE: Estacionamento do Instituto de Matemática/PAF I/UFBA/Ondina – Salvador/BA