III Festival das Sementes em Pedro II é recorde em público e sementes
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/01-08_festival.jpg)
“Este festival não está grandioso apenas pela quantidade de pessoas presentes, mas principalmente pela sua riqueza em variedades de diálogos e diversidades de sementes crioulas”, afirma Carlos Humberto Campos, coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA, coletivo organizador do evento. De fato, quem acompanha o Festival das Sementes do Piauí, desde sua primeira edição, percebeu que nesta sexta (28) Pedro II recebeu um público recorde de agricultores/as vindos/as de municípios de todos os territórios do Piauí.
Nas duas primeiras edições, a média de público era de 600 agricultores, neste, segundo dados da organização, chegou próximos dos 800 participantes. O evento conquista grandiosidade também em visibilidade e participação de parceiros na sua realização.
O festival das sementes é o resultado de um trabalho que o FPCSA vem realizando junto às famílias agricultoras que tem a prática de guardar suas sementes crioulas, garantindo assim, ter em casa uma semente adaptada para o plantio de seu roçado, além preservar o costume passado de pai para filho no hábito de guarda a semente de plantar. “O que as Entidades que compõem o Fórum vêm fazendo é apenas motivar o agricultor a se organizar com outros agricultores e assim ter uma segurança maior para a sua semente não se perder quando os invernos forem mais fracos”, explica Neto Santos, comunicador e membro da Coordenação do FPCSA.
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/08/01-08-festivalPI.jpg)
O movimento das Sementes da Fartura do Piauí também objetiva que as famílias consigam garantir sementes nativas o suficiente para estocar, vender, trocar e assim não mais precisar das sementes híbridas, modificadas.
Exemplos práticos como de dona Margarida Martins da comunidade Arizona I do município de Lagoa do Sítio quando diz: “Eu amo essa feira porque essa não é a primeira vez que participo, eu tenho experiência, já aprendi muito, tanto que, o que trago eu não vendo nem troco, eu faço doação, porque é uma satisfação muito grande repassar para os outros aquilo que eu tenho de bom que são minhas sementes puras”, diz.
O que dona Margarida fala é confirmado pelo coordenador Carlos Humberto quando diz: “Eles são donos disso aqui, você vê embaixo das tendas a quantidade de sementes e conversas que os/as agricultores/as estão dialogando, isso é de uma riqueza profunda que muitos de nossos gestores públicos e autoridades não têm a capacidade de enxergar”, destaca.
O Festival das Sementes da Fartura teve início no ano de 2014 na cidade de Pedro II. Esta é a segunda vez que o evento acontece no município. A segunda edição do festival aconteceu em Picos no ano de 2016. Este ano o evento teve o apoio da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil, do Governo do Estado do Piauí, do Banco do Nordeste, Governo municipal e o Governo Federal.