Coordenação da ASA Piauí reafirma apoio às ações do GT de Comunicação

Compartilhe!

Há, pelo menos, três anos a Coordenação do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA, também chamado ASA Piauí, tem apoiado as ações e demandas apresentadas pelo Grupo de Trabalho de Comunicação do Estado. Uma nova ação de comunicação já está em planejamento e a Coordenação da ASA Estadual já sinalizou em reunião recente que este apoio será plenamente possível. A proposta do GT de Comunicação é realizar no segundo semestre deste ano, um evento que una comunicação popular e educação contextualizada envolvendo comunicadoras/as e também educadores/as das escolas do Estado atendidas pelo Programa Cisternas nas Escolas da ASA.

O debate e a proposta ocorreram durante a reunião da Coordenação do FPCSA realizado em Teresina no dia 20 de junho. O evento contou com um representante da comunicação, além dos integrantes da coordenação do Fórum. A proposta do GT de Comunicação foi motivada pelas orientações da Rede de Comunicadores/as da ASA.

Ficou firmado na reunião que o GT de Comunicação irá apresentar uma proposta de atividade à coordenação do FPCSA, que por sua vez, irá motivar as organizações que estão executando o Programa Cisternas nas Escolas para que possam juntas realizar a atividade sugerida pelo Grupo. O Encontro Nacional de Comunicação da ASA, contou com a contribuição de Neto Santos e Paula Andreas que fazem parte da equipe de comunicação do Piauí

O evento nacional da ASA trouxe entre seus encaminhamentos, após três dias de debates, 20 orientações e 15 ações a curto, médio e longo prazo, propostas estas já enviadas as Redes Estaduais de Comunicação. Do evento foi construída também uma carta política traçando os temas a serem abordados, as necessidades e caminhos da Comunicação Popular no Semiárido. 

Ação de comunicação

A equipe de Comunicação do Piauí tem um plano de comunicação em execução. Entre as atividades já realizadas este ano estão a oficina de rádio na escola em parceria com a ASA Brasil, a produção de 10 spots educativos com temas que envolvem educação contextualizada, gênero, comunicação popular, os impactos dos grandes projetos no Estado do Piauí entre outros. Para o segundo semestre estão agendadas entre as ações, três oficinas sobre comunicação popular no Semiárido. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *