EFPT realiza implantação de unidade demonstrativa de cultivo de palma
A Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT) realizou a implantação de uma unidade demonstrativa de cultivo de palma no Assentamento Arizona II, município de Lagoa do Sitio no Piauí. A unidade conta com cerca de 1.400 mudas plantadas. O projeto se concretizou na ultima terça-feira, 31, em parceria com as Casas Comunitárias de Sementes no Território do Vale do Sambito em decorrência do processo de formação de agricultores já em curso desde 2014 no resgate e preservação das sementes crioulas (sementes da Fartura).
Participaram 10 agricultores e agricultoras familiares das comunidades do Sitio Santo Antônio e Arizona. Eles receberam mudas de palma forrageira para a distribuição e plantio através do Programa Sementes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural – SDR em Parceria com o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (PCASA). O plantio das áreas foi realizado por meio de mutirão. Na ocasião, os participantes realizaram as tarefas de escavação das covas, e plantio das raquetes.
Genival Araújo, técnico em agropecuária da EFPT, fez uma exposição dialogada sobre o processo de implantação e objetivos da unidade demonstrativa de palma forrageira destacando que a mesmo será uma referencia de observação para os agricultores e agriculturas, além de gerar a produção de mudas para outras famílias do assentamento. Também falou das técnicas de manejo no cultivo da palma e por fim explicou como seria o trabalho de plantio.
De acordo com o técnico, a unidade demonstrativa de plantio tem como objetivo promover a capacitação de agricultores e agricultoras sobre o cultivo de palma forrageira, bem como multiplicar as sementes de palma nas comunidades onde existem as casas de sementes e o território Vale do Sambito. Ao final dos trabalhos os agricultores e agricultoras compartilharam as sementes de mudas de batata doce, macaxeira, mamão, banana, cana, e plantas medicinais.