No Ar o Programa “O Povo do Campo”

Estudantes de escola rural de Tamboril-CE constroem programa de rádio durante oficina
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O rádio é um dos elementos da comunicação mais antigos no mundo. No Brasil, este veículo de comunicação, possui grande área de alcance. Nas zonas rurais algumas escolas possuem esta ferramenta, e esta tem proporcionado aos educandos algumas mudanças em seus cenários escolares. Assim, a produção radiofônica tem sido utilizada para fortalecer práticas pedagógicas na educação contextualizada.

O município cearense de Tamboril é uma das referências no Semiárido quando o assunto é educação contextualizada. São nove anos de vivência nesta proposta de ensino nas escolas do município, nas ações do território a Cáritas Diocesana de Crateús tem acompanhado de perto estas ações. Deste modo, foi numa escola pública de Tamboril que aconteceu a primeira Oficina de Rádio Comunicação realizada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Fórum Cearense de Convivência com o Semiárido.

A oficina aconteceu entre os dias 03 e 05 de novembro na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santo Antônio do distrito Açudinho. A escola foi beneficiária do Projeto Cisternas nas Escolas, bem como de outros projetos que contribuíram para que a instituição se tornasse uma referência no município. O evento reuniu dez educandos da escola e um professor, além de dois estudantes e um diretor da Escola de Ensino Fundamental Filomena Borges de Sousa do distrito Barreiras da cidade Monsenhor Tabosa; participaram também, membros da Assessoria de Comunicação da ASA (Asacom), Programa Cisternas nas Escolas, Rede de Comunicadores e Comunicadoras do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e Cáritas Diocesana de Crateús.

O objetivo da oficina foi capacitar os educandos e educandas da escola para poderem utilizar os equipamentos da rádio da escola. O momento foi divido em atividades de construção participativa, em etapas que se resultaram em um produto radiofônico produzido coletivamente.

Fram Paulo conversa com as crianças sobre comunicação corporal, respiração e locução | Foto: Nelzilane Oliveira

Durante os três dias de oficina a turma exercitou atividades para a produção de peças radiofônicas, mas a atividade englobou outras formas de comunicar. Na ocasião, o comunicador popular Ricardo Wagner (Rede de Comunicadores e Comunicadoras do FCVSA) mostrou aos educandos que é possível fazer comunicação através de desenhos (relatoria gráfica). Outro exercício foi o do teatro com o comunicador popular Fram Paulo (Rede de Comunicadores e Comunicadoras do FCVSA). Este trouxe elementos e técnicas de expressão corporal, e técnicas de voz que auxiliariam os educandos na produção de programas de rádio.

O comunicador popular Daniel Lamir (ASACOM) conduziu a turma nos processos de produção da comunicação especificamente ao rádio. No processo de confecção da peça radiofônica a turma foi dividida em três grupos: elaboração de texto, locução e edição. Neste processo, vale destacar, que a parte criativa dos educandos surpreendeu o grupo que estava conduzindo a oficina “no grupo de elaboração de texto os educandos de início estavam um pouco tímidos e atentos às explicações dos adultos que estavam conduzindo o processo. Logo esta timidez sumiu e o texto foi fluindo de forma rápida o que nos surpreendeu, o interessante é que nos outros grupos a timidez foi vencida e a produção do programa se deu de forma divertida para os educandos e educandas”, salienta a comunicadora popular do FCVSA, Nelzilane Oliveira.

O resultado deste momento de troca de saberes foi o Programa “O Povo do Campo”. Construído coletivamente por educandos e educandas, a peça aborda as casas de farinha e a cultura da mandioca no local, através de locuções, reportagens e radionovela. A reportagem foi feita durante visita ema uma das casas de farinha da comunidade. A educanda Kailane Ferreira entrevistou seu Dedé, um dos trabalhadores da casa de farinha, e segundo ela, o despertar para a oficina partiu do desejo de ser locutora da rádio da escola. “A oficina foi muito interessante e este tema me chamou atenção, queria aprender para poder apresentar as coisas na rádio da escola. Foi divertido e os professores foram muito legais”, destaca.

O diretor da Escola de Ensino Fundamental Filomena Borges de Sousa, localizada no distrito Barreiras na cidade Monsenhor Tabos – CE, Ozenir de Melo fala de sua participação na oficina. “Estamos nessa oficina de rádio comunicação, na qual viemos contribuir e aprender mais sobre a comunicação, que é um fator importante para os educandos. Queremos compartilhar nosso aprendizado com os educandos da escola, e aperfeiçoar nossa rádio-escola. Temos a intenção de posteriormente, trabalharmos a rádio-escola na perspectiva pedagógica principalmente na disciplina de língua portuguesa”, planeja.

A culminância da oficina contou com a participação da comunidade, professores e núcleo gestor da escola. No momento, foi apresentado um vídeo com imagens do que aconteceu na oficina e em seguida, foi exibido o programa de rádio produzido pela turma. Neste momento, os risos foram estonteantes, tanto da garotada que participou da produção quanto da comunidade. Neste momento, as crianças olhavam atentas para as pessoas da comunidade com o intuito de perceber a aprovação dos adultos e de seus colegas da escola. O que ficou nítido? O riso e a alegria de quem com atenção ouvia um pouco da história da comunidade registrada em áudio. 

Após a apresentação do produto radiofônico foi iniciado um debate com a comunidade. A mediação foi do assessor técnico Rosângelo Macelino (Programa Cisternas nas escolas) que provou os presentes a falar sobre a produção do programa de rádio e as dificuldades em dar continuidade à rádio na escola. O dia foi encerrado com a entrega dos certificados, e uma doação de duas caixas de som e fiação da Cáritas Diocesana de Crateús para que a escola possa expandir o alcance da rádio para a comunidade.

 

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