Organizações do Piauí realizam Encontro Estadual preparatório para o IX EnconAsa

Compartilhe!

Povos e Territórios: Resistindo e Transformando os Desafios da Conjuntura Atual. Essa foi a temática do Encontro Estadual do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) realizado nos dias 10 e 11 de outubro em Teresina, Piauí. O evento foi um momento de avaliação das ações de convivência a partir das trajetórias de luta e resistência no semiárido piauiense.

No primeiro momento, a professora Lucineide Medeiros, da Universidade Estadual do Piauí, trouxe para debate a atual conjuntura no País e pediu para que os participantes apontassem o que chama a atenção neste atual cenário político e social. Depois de um breve debate entre os participantes, a maioria das pessoas colocou como evidente e preocupante a perca de direitos e o retrocesso de políticas públicas conquistadas ao longo desses anos.

“O que estamos vendo é o desmonte de tudo de social que já foi feito ate hoje, onde se coloca os lucros acima de tudo. Falta debate, as políticas e mudanças estão vindo de cima pra baixo, sendo empurrada goela a baixo,” salientou Altamiram, da Pastoral da Terra.

A professora Lucineide Medeiros, da Universidade Estadual do Piauí trouxe em sua fala o alerta para as consequências da PEC 241 | Foto: Comunicação FPCSA

A professora Lucineide trouxe ainda para debate o congelamento de gastos públicos, previsto na Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241), aprovada em 1° votação pela Câmara de Deputados e que congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos. Segundo a professora, a PEC representa um ataque brutal às classes mais carentes de saúde e educação, o que significa a maioria do povo brasileiro.

Carlos Humberto da coordenação do FPCSA, em sua fala destacou a fragilidade dos movimentos sociais diante de um Governo que impõe a retirada de Direitos conquistados ao longo dos anos. Porem, pediu que o povo dos movimentos não desanime, lembrando que  esse povo tem um a força poderosa, que é o da solidariedade e da resistência. “Uma coisa que nunca podemos perder é o sentimento de solidariedade, de compaixão e de esperança, juntando isso à luta, nós venceremos”, diz Carlos Humberto.

As trajetórias de luta, resistência e conquistas continuaram sendo debatidas à partir de quatro oficinas temáticas que foram realizadas no evento: Gênero: raça e geração; Agroecologia e agricultura familiar; Sementes da Fartura e Terra e Território. Além de apontar os desafios e perspectivas, foram definidas nas Oficinas ações estratégicas para que o FPCSA desenvolva em 2017, com o objetivo de fortalecer o debate dessas temáticas no Estado. 

 O evento também foi uma preparação para o IX EnconAsa – Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro, que acontecerá dos dias 21 a 25 novembro, na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte. O Piauí levará a experiência em manejo de água e produção orgânica da família de Seu Salvador e Dona Jesus, moradores da comunidade Lagoa das Casas, comunidade Quilombola de São Raimundo Nonato. A família, juntamente com os técnicos da Caritas Diocesana de São Raimundo Nonato, trouxera uma amostra do que será a apresentação no ENCONASA.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *