Mais uma feira semanal de produtos orgânicos em Vitória da Conquista (BA)

Compartilhe!

Quem nunca sentiu aquele cheirinho de coentro verde “tirado da hora”, ainda com aquele orvalho da madrugada. Ou então, aquela alface serenada que ainda é preciso tirar um punhado de terra viva entre suas folhas sadias e brilhosas, cheias de saúde e vida. Mel da florada de aroeira e Jataí, aipim descascado, cebolinha verde e abacate, sabonetes naturais, própolis e beterrabas, cenoura e couve, húmus, cidreira, hortelãzinho e limão do mato. Tudo isso e mais um pouco é comercializado na feira sem veneno promovida pelo Núcleo de Permacultura do Bem (Nupebem).

A feira é denominada Ponto de Encontro, e é realizada na Praça Guadalajara, ou praça da “Escola da Normal”, no bairro Recreio (Vitória da Conquista/BA). O Ponto de Encontro acontece todos os domingos a partir das 9h da manhã e reúne uma diversidade de produtos cultivados de forma natural, sem utilizar uma gota de veneno. É um verdadeiro ponto de encontro, de troca de saberes e experiências entre as pessoas. Enquanto se compra alface e cenoura é possível ensinar e aprender sobre a importância de uma alimentação sadia e sem veneno. Aprender sobre as abelhas e sobre os inúmeros benefícios do mel produzido por elas, sem falar, das ervas medicinais e sua rica funcionalidade fitoterápicas que substituem comprimidos e pílulas farmacêuticas.

Mais do que comercializar, a proposta do Ponto de Encontro é disseminar e resgatar os princípios de agroecologia, tendo como ponto de partida uma produção de alimentar saudável, pois comer, e comer bem é verdadeiramente um ato político. Toda produção comercializada na Feira Ponto de Encontro é produzida no Sitío Sul (Km 19, anel viário – Vit. da Conquista), produção essa, cultivada a partir dos princípios agroflorestais/agroecológico respeitando o tempo e o espaço de cada cultura em sintonia com a natureza. Além da produção cultivada no Sítio Sul e comercializada no Ponto de Encontro, uma das propostas é agregar a produção de outros agricultores/as da região que queiram comercializar seus produtos no Ponto de Encontro, tendo em vista ampliar a variedade de produtos a ser comercializada, motivar estes agricultores/as a este ganho rentável e resgatar a produção e comercialização de alimentos orgânicos e saudáveis.

Não tem quem passe no Ponto de Encontro e não sinta o “cheiro de saúde” e não se encante com a diversidade de cores dos produtos lá comercializados. Vivemos em uma realidade de uma alimentação contaminada pelo veneno que adoece, atrofia e mata, pulverizado em nome de um progresso que nos mata pela boca e nos tornam escravos de uma agricultura que gera morte: para as águas, a terra mãe e as pessoas que nela e dela vivem.

A feira nasce como alternativa e resgate de amor à Mãe Terra e tudo o que há nela, que se desvela no cultivo e comercialização de produtos sustentáveis e puramente saudáveis, mostrando que é possível sim, produzir com qualidade e saúde, amor, harmonia e diversidade. Pois, agroecologia é vida. E vida boa é a que é orgânica e natural, fazendo com que tudo e todos sejam sadios e cheios de vida.

Clique aqui para ver outras imagens da feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *