Por todas nós: Mulheres marcham contra cultura do estupro em Campina nesta quarta-feira (01)
Mulheres de coletivos feministas e entidades que lutam contra a violência de gênero em Campina Grande (PB) promovem o ato Por Todas Nós na tarde desta quarta-feira (01) em protesto contra a cultura do estupro no Brasil. A concentração acontecerá a partir das 15h, na Praça Clementino Procópio com uma oficina de cartazes seguida da saída em protesto pelas ruas centrais da cidade.
O ato Por todas Nós acompanha a mobilização nacional “POR TODAS ELAS” a partir do repúdio ao crime de estupro hediondo que aconteceu recentemente onde uma moça de 16 anos foi estuprada por 33 homens no Rio de Janeiro. Com o clima de terror em que vivemos as mulheres unem forças nesse ATO CONTRA A CULTURA DO ESTUPRO!
O combate à cultura do estupro e a luta pela não culpabilização das mulheres vítimas de violência é a principal bandeira defendida. No Brasil, uma mulher é estuprada a cada 11 minutos. No Estado da Paraíba, 556 casos de estupro foram registrados entre 2010 e 2015, sendo Campina Grande a segunda cidade com maior número de casos ocorridos.
Segundo a Organização Não Governamental (ONG) Centro da Mulher 8 de Março de João Pessoa, que acompanha mulheres vítimas de violência com auxílios, serviços e campanhas de proteção, por mês, sete mulheres são violentadas sexualmente na Paraíba. Casos marcantes estamparam os jornais paraibanos como o da barbárie de Queimadas onde duas mulheres morreram após serem estupradas em uma festa de aniversário. Outro caso de extrema crueldade registrado aconteceu contra a estudante Rebeca em João pessoa. Ela foi encontrada morta em 2012 depois de ter sofrido violência sexual. Ana Alice é mais uma vítima de estupro na Paraíba. Ela foi estuprada e morta por um vaqueiro na zona rural de queimadas.
PELO FIM DA OPRESSÃO E VIOLÊNCIA CONTRA TODAS AS MULHERES! NÃO SE CALE! Solidariedade, apoio e força a todas às mulheres que foram vítimas de violências!