Organização que executa o programa Cisternas nas Escolas realiza Ciclo de Diálogo sobre Educação Contextualizada
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/08.03_ciclo_dialogo_ASS.jpg)
A Articulação Sindical Rural da Região do Lago de Sobradinho (ASS) realiza em Remanso-BA, nos dias 10 e 11 de março, o 1º Ciclo de Diálogo – Conhecer para Intervir na Realidade – O Sentido do Semiárido. O objetivo do evento é potencializar mais um território educativo, na perspectiva de avaliar e favorecer um intercâmbio entre os municípios de Remanso, Pilão Arcado e Sento Sé, contemplados com o Programa Cisternas nas Escolas e demais parceiros envolvidos no processo formativo.
Para fomentar a Educação Contextualizada, a partir de princípios e práticas sustentáveis, libertadoras, emancipatórias, é importante a construção coletiva do conhecimento, mobilizando saberes e reflexões dos diferentes atores.
É na direção da emancipação do sujeito que o sociólogo Paulo Freire afirma que a educação deve ser usada como prática de liberdade, porque segundo ele, ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, os homens se libertam em comunhão.
Então, qual é o desafio? – O desafio é romper as “caixas”, favorecer a escuta respeitosa das diferentes vozes e saberes, entendendo a singularidade do diálogo e assim, tornar intencional a Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido no Plano Municipal de Educação, como uma política pública do município. E garantir também a Educação Contextualizada no currículo escolar. A partir destes marcos, para essa proposta se concretizar, virar realidade, é preciso dar outros passos: a construção do Plano de Formação das Redes Municipais de Educação; o Projeto Político Pedagógico REAL da comunidade escolar e o Planejamento da ação.
O Programa Cisternas nas Escolas – Com o intuito de lutar pela garantia do direito à água para crianças e adolescentes no Semiárido, além de favorecer condições básicas e vitais para convivência, promoveu a mobilização dos sujeitos envolvidos no processo, a partir de diferentes ações: Encontro Territorial, Capacitação Municipal, encontros nas comunidades, oficina de Educação Contextualizada e curso de Gestão de Recurso Hídrico Escolar.