Educadores do Projeto Cisterna nas Escolas participarão de Encontro em Caicó
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/24.11seapac.jpg)
O SEAPAC reunirá cerca de 160 Educadores do Projeto Cisterna nas Escolas, representando as 83 escolas dos 10 municípios das regiões Trairi e Seridó, nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira), no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó-RN. O Seapac implementou cisternas em 83 escolas dos municípios de Januário Cicco (Boa Saúde), Santa Cruz e Campo Redondo (da Região Trairi), Cerro Corá, Currais Novos, Parelhas, Jucurutu, Caicó, Acari e Jardim do Seridó (da Região Seridó).
No dia 26, o encontro começará com o credenciamento dos participantes. Neste dia, a partir das 13 horas, haverá apresentação cultural, seguida da abertura oficial do encontro. “Os desafios da Educação do Campo no Campo do Semiárido” é o tema da Mesa de Debates, a partir das 14h10. A Mesa terá como debatedores Jeane Dantas, da UDIME/RN; Janaiky Pereira, da UFERSA/RN; José Wellington, da RESAB/PB; e Rosângelo Marcelino, assessor técnico do Projeto Cisterna nas Escolas, nos Estados do Rio grande do Norte, Ceará e Piauí. Depois das exposições, haverá debates com os participantes do encontro, e uma “noite cultural”, após o jantar, com o sanfoneiro Rodolfo Lopes.
No dia 27, as atividades começarão às 8 horas, com uma apresentação cultural, seguida da segunda Mesa de Debates, a partir das 9 horas. Na ocasião, serão apresentadas experiências do Processo de Formação do Projeto. Depois do relato das experiências, haverá a apresentação de uma proposta de planejamento para 2016, a partir do tema “Semiárido e suas riquezas para o desenvolvimento educacional no campo”.
A apresentação será feita pela Professora Ana Almeida, uma das assessoras do processo de Educação Contextualizada, com vasto conhecimento nessa temática. “Nosso objetivo é fazer uma discussão sobre como é que podemos colocar o tema da Educação Contextualizada no planejamento e currículos escolares do próximo ano (2016)”, disse Damião Santos, coordenador do Projeto Cisterna nas Escolas, no SEAPAC. “Esperamos que os professores, as secretarias, o setor pedagógico e os supervisores possam colocar em prática o que nós repassamos, neste ano, através das oficinas de Educação Contextualizada”, comenta Damião.