Fórum piauiense de convivência com o Semiárido participa de audiência com senadores e governo do estado
Membros do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) participaram na manhã da última sexta-feira, dia 07 de agosto, de uma audiência com o senador Elmano Férrer. O objetivo da reunião foi sensibilizar o senador para as causas do Semiárido e trazer apoio político para a continuidade dos projetos que vem transformando a região através das ações voltadas à convivência com o Semiárido e não de combate à seca.
“A nossa intenção é que o Semiárido seja pauta constante no governo federal e congresso nacional nas discussões de políticas públicas nacional. Fazendo assim com que os projetos, voltados para o Semiárido, no caso P1+2 e P1MC, tenham força suficiente para continuar. O problema de água no Brasil é muito grande e o Semiárido é que mais sofre com essa falta. Os projetos que são destinados para o Semiárido vêm ajudando muito agricultor e agricultora a permanecer na sua comunidade”, comenta Carlos Humberto, coordenador do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.
Também na manhã do dia 07 de agosto, a comitiva participou da audiência com a senadora Regina Sousa. Na pauta, os trabalhos de mobilização social para a convivência com o Semiárido desenvolvido pelo FPCSA através da ASA Brasil, que há quase 20 anos vêm transformando a realidade de milhares de agricultores e agricultoras na região Semiárida do Piauí.
Dando continuidade a rodada de audiências, o grupo se reuniu com o poder público representado pela superintendente de Relações Institucionais e Movimentos Sociais do Governo do Estado, Raimunda Núbia; o coordenador da superintendência de Relações Institucionais e Movimentos Sociais do Governo do Estado, João Gualberto; e o superintendente de Agricultura Familiar da SDR, Adalberto Pereira. O intuito da reunião foi levar ao governo do estado a realidade que o povo do Semiárido vem enfrentando nesses últimos anos com a seca e o quanto os projetos P1+2 e P1MC tem levado melhoria de vida e esperança para o povo que ali residem.
Como resposta da reunião o senador Elmano Férrer se comprometeu a fazer um pronunciamento em prol do Semiárido e a apoiar as temáticas relacionadas a convivência com a região. “Conheço muito bem essa realidade, passei muitos anos da minha vida rodando o Piauí. O Fórum pode contar com o meu apoio”, enfatizou o senador. A senadora Regina Sousa afirmou que já havia feito um pronunciamento em prol da água, mas, que juntamente com o senador Elmano poderia ver como melhor discutir a pauta. O governo do Estado se propôs a analisar informações, e em seguida convocaria o Fórum para uma audiência pública com o governador e os demais órgãos envolvidos.