Escola de Santa Cruz mostra os primeiros frutos da Educação Contextualizada
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/05.08seapac.jpg)
Algumas das 83 escolas que conquistaram as cisternas, através do Programa Cisternas nas Escolas, executado pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), já fizeram as primeiras oficinas de Educação Contextualizada. Dentre estas, algumas começam a colocar em prática os princípios e modelos desse formato de educação, trabalhando com os alunos.
Uma delas é a Escola Rita Bina de Medeiros, da Unidade Um, sítio Jurema, município de Santa Cruz, na região do Trairi do Rio Grande do Norte. Na escola, a professora Rita de Cássia Dantas desenvolveu atividades com os alunos, dentro da visão de Educação Contextualizada. O resultado são verdadeiras “obras de arte” dentro do contexto do Semiárido Brasileiro.
O Animador de Campo do Seapac, Francisco Canindé, registrou o trabalho dos alunos. As “coisas” do campo estão presentes em cada “obra” construída pelos alunos. “Esses são os primeiros frutos desse trabalho de Educação Contextualizada nas escolas rurais”, comentou Damião Santos, coordenador do Programa.
Os recursos são da parceria entre a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A execução é do SEAPAC.