Seminário apresentará instrumentos de combate à desertificação e “cenário” hídrico
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/15.06rn2.jpg)
Dois instrumentos de combate à desertificação serão apresentados durante o Seminário sobre o Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação, na próxima quarta-feira, 17 de junho, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó-RN, promovido pela Diocese de Caicó em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). O primeiro é o Plano Piloto de Combate à Desertificação no Seridó Potiguar e Paraibano, apresentado por Ana Cristina Guedes Espinelle, gerente executiva do RN Sustentável. O segundo é o Sistema de Alerta de Desertificação (SAP) – plataforma web, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apresentado por Jean Pierre H.B. Ometto, diretor do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), do INPE.
Os dois instrumentos serão apresentados na parte da tarde, do Seminário, evento que marca a o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação, na Diocese de Caicó. Ainda na parte da tarde, o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), no Brasil, Alan Jorge Bojanic, apresentará as ações que estão em curso como parte do Ano Internacional do Solo, decretado pela ONU.
Toda a manhã do dia 17 será dedicada à abertura do evento e à Mesa de Debates sobre “O cenário hídrico da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (BHP PPA)”. A Mesa começará às 9 horas, logo após a abertura do evento, a cargo do Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos. O “Cenário” será apresentado por três representantes da Agência Nacional de Águas (ANA): Paulo Lopes Varella Neto, diretor de Gestão; Gisela Damm Foratini, Diretora de Planejamento; e Rodrigo Flexa Ferreira Alves, Superintendente de Regulação da ANA.
A atividade também terá três debatedores: José Mairton Figueiredo de França, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), do Rio Grande do Norte; João Azevedo Lins Filho, Secretário de Infra Estrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, do Estado da Paraíba; e Dom Mauro Morelli, bispo emérito de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Essa Mesa será coordenada pelo Agrônomo José Procópio de Lucena, do SEAPAC e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu. Depois das exposições, será aberto debate com o público participante do Seminário.