Famílias de Currais Novos conquistam tecnologias sociais de convivência com o Semiárido
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/tecnologia-social-scaled.jpg)
Uma celebração em ação de graças marcou a inauguração de 164 tecnologias sociais da segunda água, na última sexta-feira, 5 de junho, às 19 horas, no Espaço Cultural Mizael Gomes, da comunidade São Luiz, no município de Currais Novos-RN, distante 170 quilômetros de Natal. São 164 famílias que conquistaram cisternas calçadão, cisternas enxurrada, barreiros trincheira e barragens subterrâneas destinadas a captar e armazenar água para a produção de alimentos e criação de pequenos animais. As tecnologias foram implementadas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) com recursos do contrato envolvendo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Seapac.
A missa foi presidida pelo Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos e concelebrada pelo vigário geral da Diocese e pároco de São Francisco de Assis, Pe. Welson Rodrigues do Nascimento, e pelo vigário episcopal para as Pastorais Sociais da Diocese de Caicó, Pe. Ivanoff da Costa Pereira. No final da celebração, Dom Antônio Carlos deu a bênção das tecnologias sociais.
Houve um momento solene, com composição da mesa, com presença de autoridades e representantes da Comissão Municipal e das famílias que conquistaram as tecnologias de convivência com o Semiárido. Depois dos pronunciamentos, houve um jantar partilhado e festa, com forró pé-de-serra, animado pelo sanfoneiro Rodolfo Lopes.
Antes de receberem as tecnologias, as famílias são capacitadas em Gerenciamento de Água para a Produção de Alimentos (GAPA) e no Sistema de Simplificado de Manejo de Água (SISMA). Elas aprendem também como construir canteiros para a produção de hortaliças e como construir aviários e até como cuidar das aves e outros pequenos animais. Muitas das famílias que tiveram acesso às tecnologias, principalmente as que conseguiram ajuntar água com as poucas chuvas caídas no município, já está produzindo alimentos e cuidando da criação de pequenos animais (ovelhas, cabras e galinhas).