Jovens adquirem bagagem teórica do Projeto Escola das Águas

Compartilhe!

Foto: Arquivo / ONG Chapada

O Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) concluiu os módulos teóricos do Curso de Captação e Manejo de Água no Semiárido, nas turmas das cidades de Araripina, Exu e Santa Filomena. As atividades que foram iniciadas no mês de março, e encerradas neste mês, envolveram 84 jovens participantes do Projeto Escola das Águas nesses municípios.

O Curso oferecido pelo Projeto Escola das Águas é dividido em cinco etapas chamadas de módulos. São três módulos teóricos e dois práticos. Estes últimos contemplam o passo a passo da construção de uma cisterna-calçadão e uma barragem subterrânea.

Em geral, as etapas teóricas compreenderam temáticas do universo da convivência com o Semiárido, como gerenciamento de recursos hídricos; sistemas simplificados de produção; implantação de sistemas simplificados de irrigação e o conteúdo teórico, que inclui o passo a passo para construção de cisterna de placas, cisterna-calçadão e barragem subterrânea. Além disso, os jovens puderam discutir temas complementares no que se refere à segurança no trabalho, agricultura familiar agroecológica, associativismo, questões de gênero, estratégias de estocagem de sementes e alimentação animal, entre outros.

Durante os módulos teóricos também foi possível vivenciar aulas práticas. Na oportunidade, os jovens prepararam defensivos naturais e fizeram visitas de campo para conhecer tecnologias de convivência com o Semiárido, assim como aprender sobre locação de cisterna-calçadão e barragem subterrânea.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *