CEOP promove em Picuí Entrega Celebrativa de 116 Tecnologias Sociais

Reafirmando ainda mais o compromisso com as agricultoras e os agricultores, o CEOP promoveu a Entrega Celebrativa de 116 Tecnologias Sociais de captação e armazenamento de água implementadas em Picuí, PB
Compartilhe!

Entrega dos Termos de recebimento das Tecnologias Sociais

O CEOP (Centro de Educação e Organização Popular), organização da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), realizou um ato celebrativo pela execução, durante 14 meses, o P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) nos municípios paraibanos de Damião, Baraúna e Picuí. A ação contou financiamento do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para a construção de 318 tecnologias sociais, sendo elas barreiros–trincheira, barragens–subterrâneas, cisternas–enxurrada e cisternas–calçadão,  que juntas armazenam mais de 12 milhões de litros de água.

A entrega celebrativa dos Certificados das Capacitações e dos Termos de Recebimento das Implementações teve na abertura a apresentação do trabalho socioeducativo desenvolvido pelo CEOP com crianças e adolescentes. A festa de celebração realizou-se no Sábado (16), na Escola Ana Maria Gomes, localizada no Bairro Monte Santo, Picuí, e contou com a participação de diversas famílias camponesas deste município e dos agricultores pedreiros. No evento também se fizeram presente a diretora-presidente do CEOP, Jucilene Medeiros, a Coordenadora Institucional, Francisca Aparecida, as equipes técnicas do P1+2 e dos Programas Primeira e Segunda Água, executados pela entidade no Curimataú e Seridó Paraibano, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuité, Everaldo Andrade, do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picuí, Júnior Costa, do representante da EMATER situada em Picuí, o senhor Adalberto e do Secretário de Agricultura do Município de Picuí, Aldenor Dantas, que destacou a importância dos trabalhos realizados em prol da mulher e do homem do campo.

Crianças e adolescentes participam das aulas de flautas, percussão, balé e dança 

O coordenador do P1+2 pelo CEOP, Ranieri Ferreira, também fez uso da fala e enfatizou a necessidade de se estar sempre comprometido com as ações, agindo com muita ética, muito compromisso e esforço, para então poder realizar a edificação e o fortalecimento de um projeto tão cheio de desafios e que possibilita a construção de um Semiárido justo e digno de se viver.

P1+2

O P1+2 faz parte das ações da ASA e foi executado no Curimataú e Seridó Paraibano pelo CEOP. No projeto foram realizados intercâmbios, que possibilitaram às agricultoras e aos agricultores a troca de experiências de técnicas de manuseio de plantio e inovações para as ações de convivência com a seca, cursos de Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA) e Sistema Simplificado de Água para Produção (SISMA). Nesses cursos, as famílias discutem e debatem a estratégia de utilização da água e técnicas de irrigação como gotejamento e canteiro econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *