Articulação de Agroecologia na Bahia realiza Seminário para construção de política pública de Agroecologia na Bahia

![]() |
Plateia na abertura | Foto: Arquivo Sasop |
Nesta quarta-feira, cerca de 300 pessoas de diversos territórios da Bahia estão reunidas no Seminário Agroecologia e Desenvolvimento Rural: Construindo uma Política Pública na Bahia, que acontecerá das 9h às 17h, no Auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador. O evento reúne cerca de 300 pessoas representantes do poder público federal e estadual, organizações e movimentos da sociedade civil, famílias agricultoras, universidades e institutos federais, além de contar com a presença do Prof Dr. Em Teologia, Leonardo Boff.
O evento está sendo organizado pela Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), e apoio da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços e do Programa Semear, um programa do FIDA, IICA e AECID. O objetivo é dar início à construção de uma Política Estadual de Agroecologia, além dedebater com o poder público e sociedade civil o tema da Agroecologia nas ações de desenvolvimento rural.
A programação iniciou com uma mesa de abertura com expressão dos diversos segmentos participantes do seminário, seguida da palestra. A Ecologia e os Dilemas do Desenvolvimento, com o Prof. Doutor em Teologia, Leonardo Boff. O período da tarde está dividido em dois momentos, sendo o primeiro uma mesa expositora sobre os Cenários da Agrocologia no Brasil, com representantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), da Secretaria Geral da Presidência/CNAPO e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O segundo, sobre as Perspectivas da Agroecologia na Bahia, com representantes da AABA, SDR, SEC, SEMA e dos Núcleos de Agroecologia das universidades e dos institutos federais.
O Seminário é uma oportunidade de apresentar a Agroecologia, compreendida como um enfoque científico e como prática social, como estratégia para construção de outros padrões de desenvolvimento rural para o Estado, com valorização da justiça social e ambiental e equidade de gênero. A Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA) é um coletivo que, desde 2012, reúne organizações que se identificam com a construção e fortalecimento do campo agroecológico, priorizando o diálogo e o intercâmbio de experiências entre os sujeitos que constroem a Agroecologia a partir de suas experiências.