Condraf debate Plano Safra da Agricultura Familiar com a sociedade civil
Como principal espaço de participação social do MDA, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (Condraf) criou a série de debates Diálogos do Condraf, que teve seu primeiro encontro nesta terça-feira (28), em Brasília. Representantes de entidades da sociedade civil que compõem o conselho se reuniram para fazer um balanço do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 e debater proposições para a próxima safra.
Conforme Maria Fernanda Coelho, secretária executiva do MDA, que representou o presidente do Condraf e ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, as discussões do conselho priorizam temas como a questão da mulher, do jovem, dos povos e comunidades tradicionais, refletindo nas políticas implementadas pelo ministério.
Para ela o momento é oportuno, já que a discussão será usada para a implementação do novo Plano Safra 2015/2016. “É um espaço importante e temos um grande desafio, o de identificar onde efetivamente podemos avançar. Temos 12 anos de governo e é necessário que a gente continue numa trajetória de transformação e que possamos reconhecer o que não foi tratado e o que precisamos tratar”, destacou.
A ideia dos encontros, conforme explica o secretário do Condraf, Rodrigo Amaral, é aprofundar e aperfeiçoar o debate em temas específicos relacionados ao rural. “Iniciamos com o Plano Safra porque é o momento de construção da política para a nova safra e para ouvir os movimentos sociais e fazer um debate com transparência”, salientou.
Na avaliação da coordenadora executiva da Articulação Semiárido Brasileiro no Ceará, Cristina Nascimento, o diálogo abre possibilidades para ampliar várias questões que, por falta de tempo, não são aprofundadas em plenário. “É interessante para qualificar e aprimorar as políticas públicas, pois é um diálogo aberto entre a sociedade civil e o governo e traz as experiências reais que ajudam a retroalimentar a política pública e fortalecer o ministério.”
Próximas reuniões
Os próximos diálogos e temas ainda serão definidos, mas, de acordo com o secretário do Condraf, estarão na pauta os novos passos para o desenvolvimento territorial, desafios para a reforma agrária no Brasil, regularização fundiária na Amazônia Legal, redução da pobreza no campo e a nova ruralidade. “A ideia é trazer os principais temas e programas do MDA para debate no Condraf”, observou Amaral.
Entre os dias 13 e 14 de maio, será apresentada a proposta do Plano Safra 2015/2016 na 60ª Reunião Ordinária do Condraf. As incorporações das proposições feitas durante o Diálogos do Condraf serão identificadas.