ASA Minas participa do 2º ENDC e partilha experiência em comunicação popular

![]() |
A experiência da Escola de Comunicação Popular do Semiárido Mineiro, da Articulação Semiárido Mineiro (ASA Minas), será apresentada neste domingo, 12, a partir das 9h, durante o Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (2º ENDC), em Belo Horizonte (MG). A participação integra as atividades de apresentações de experiências autogestionadas do encontro. O 2º ENDC acontecerá no Colégio Metodista Izabela Hendrix, no bairro Funcionário, em BH.
A rede de comunicadores e comunicadoras populares que integram a rede ASA em Minas, apresentará a experiência da Escola, juntamente com a coordenadora Executiva da Articulação Semiárido Brasileiro pelo estado de Minas Gerais, Valquíria Alves Smith que trará a reflexão sobre o papel da comunicação como estratégia de luta dos povos do Semiárido.
A Escola faz parte das estratégias da Rede de Comunicadores e Comunicadoras Populares do Semiárido Mineiro, para dar visibilidade às potencialidades da região e aos desafios e opressões que as populações da região vivem. Um dos objetivos da Escola é o de promover um espaço de formação e troca de experiências para fortalecer as comunidades tradicionais, as famílias agricultoras e as organizações sociais utilizando como ferramenta as estratégias de comunicação popular.
A experiência foi realizada em 2013 e pretende retornar as atividades neste ano. Naquela oportunidade participaram além de rede de comunicação da ASA Minas, grupos indígenas, assentados e assentadas da reforma agrária, quilombolas, comunidades rurais, jovens e adolescentes.
2º ENDC – O encontro é uma atividade do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. O 2o Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), será realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2015. A data do evento coincide com a Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização dos Meios de Comunicação e pelo Direito à Informação, instituída pela Lei Estadual no 20.818/13.
O 2º ENDC reunirá nomes de peso nacionais e internacionais, militantes de movimentos sociais, sindicais, estudantes, ativistas e cidadãos/cidadãs interessados/as no tema do direito à comunicação. O encontro abordará temas como a política de comunicações no Brasil, a urgência de um novo marco regulatório para o setor e a necessidade de fortalecimento dos meios de comunicação do campo público, inclusive as emissoras comunitárias.