Segundo Dia do Intercâmbio Nacional de Educação Contextualizada na Região de Crateús

Compartilhe!

 
Arte-educador Ivo e seu personagem | Foto: Monaine Sá / Arquivo Cáritas

A história da Cáritas Diocesana de Crateús (CDC) foi marcada por um modo de vivenciar a educação como um ato libertador e princípio de sustentabilidade baseada na convivência com o Semiárido. Essa experiência está sendo compartilhada no Intercâmbio Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido que está sendo realizado nestes dias 25, 26 e 27 na cidade de Crateús. O encontro também marca o início da comemoração pelos 10 anos da CDC.

Dois painéis abordando a análise de conjuntura educacional foram apresentados ontem (25). No fim da manhã, Elmo de Souza Lima, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou o tema “Educação Contextualizada: uma ação na construção da convivência com o Semiárido” trazendo elementos históricos do Brasil desde sua colonização e que conduzem as políticas de educação atual aos interesses do mercado e da lógica capitalista. “Tornam a escola refém, onde muitos professores não passam de meros instrumentos dos padrões do sistema”, diz o professor.

No período da tarde, a professora baiana Edineuza Sousa, educadora do Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), apresentou o tema “Educação Contextualizada, concepção, princípios e fundamentos”. Junto a ela estava “Ignorantinaldo” personagem cômico de Antonio Ivo, também membro do IRPAA.

“Os painéis se complementam – afirma Edinelma – não se pode falar de educação contextualizada nas práticas com educandos e educadores sem refletir a conjuntura educacional do nosso país. A partir desta reflexão se entende o modo de viver uma educação participativa que dialoga com as questões do território onde ela está inserida.” A professora ressaltou a importância de uma educação capaz de criar um novo olhar sobre o Semiárido, considerando suas particularidades e que dê conta das diversidades. Afirmou ser necessário levantar a bandeira da educação, mas, sobretudo fincá-la nos muitos chãos onde a história dos sujeitos e das sujeitas acontecem.  Após a explanação, os/as participantes reuniram-se em grupos para dialogarem a partir das análises apresentadas.
 
Segundo Dia – Durante todo este dia os/as participantes estarão divididos e divididas em quatro grupos que visitarão experiências de educação contextualizada nos municípios de Quiterianópolis, Ipaporanga, Independência e Tamboril. No desejo de vivenciarem a história de homens e mulheres do sertão dos Inhamuns que tiveram suas vidas transformadas pelo sonho profético de Dom Fragoso, e que hoje tornou a diocese de Crateús um referencial na perspectiva da educação contextualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *