Fórum Cearense pela Vida no Semiárido discute políticas para o desenvolvimento sustentável

Compartilhe!

Elementos compõem mística de abertura | Foto: Arquivo FCVSA

O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA) realizou um encontro de 04 a 06 de março de 2015, em Caucaia/CE, reunindo delegações das nove microrregiões do Estado em torno do tema: “Ampliando a resistência, fortalecendo a convivência”. Para iniciar com boas vibrações, uma mística ressaltou a importância da harmonia entre os quatro elementos da natureza (água, terra, fogo e ar), na manutenção da vida.

Fazendo referência ao tema, dois agricultores e duas agricultoras foram à frente falar de suas experiências e estratégias de convivência com o Semiárido, destacando o acesso a tecnologias de captação e armazenamento de água da chuva, e, o conhecimento adquirido nos espaços de formação e participação social, como propulsores de mudanças.

Alexandre Pires, coordenador do Centro Sabiá de Pernambuco, conduziu um diálogo de saberes entre as/os expositores e a plenária. A ênfase do debate foi a importância de estocar água, sementes e alimentos para as pessoas e os animais. Em síntese, “a capacidade de mobilizar; não perder a mística de nossa luta; não perder nossa autonomia; e, aproveitar as oportunidades para fazer formação política”, são quatro grandes desafios às organizações, segundo Alexandre.

À noite, em roda de conversa as/os participantes socializaram as atividades previstas para a semana das águas (16 a 22/03), nas microrregiões.

No segundo dia (05), Cristina e Odaléa, da coordenação do FCVSA fizeram uma breve linha do tempo na história, evidenciando as ações e incidência desse Fórum na construção das políticas de convivência com o Semiárido. No momento houve a exibição do vídeo: “O sertão Vivo e a Água que faz a Vida Brotar”.

Formando três grupos, as/os presentes discutiram o Plano de Convivência com a Seca lançado pelo governo do Estado, a carta política do FCVSA e propuseram ações de curto prazo (emergenciais), médio e longo prazos, para o desenvolvimento sustentável.  As propostas foram anexadas à carta, após a sistematização dos resultados dos grupos e análise coletiva.

Participação das microrregiões | Foto: Arquivo FCVSA

No momento seguinte, representantes das microrregiões reuniram-se para analisar a agenda do FCVSA no ano de 2015 e dialogar sobre o planejamento de cada Fórum microrregional. Em seguida, houve socialização e ajustes de datas.

Na noite cultural, além do forró pé de serra, teve lançamento de materiais de comunicação: programa de rádio (ASA 15 anos), vídeo, boletins, banner, cartilha, e, camiseta do projeto Florestação.

Na manhã do último dia (06), um Seminário na sede da FETRAECE, em Fortaleza/CE, com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Federação dos/as Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE) e Secretaria de Meio Ambiente, trouxe para debate reflexões sobre o desenvolvimento sustentável que precisamos no Semiárido.

Após leitura da carta e das propostas do encontro, as considerações das/os convidadas/os à mesa ressaltaram a importância do desenvolvimento com respeito aos recursos ambientais, fortalecimento das ações e lutas para além das reuniões, e, construção de políticas em diálogo com o público envolvido.

Por fim, uma comissão foi à sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), apresentar a carta política e negociar a aceitação das propostas para o Plano de Convivência com a Seca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *