Comunidade de Purão, no Ceará, celebra conquista de tecnologias de segunda água

![]() |
Famílias da comunidade Purão, no município do Trairí,Ceará. | Foto: Cetra |
No último dia 25, na comunidade de Purão, no município do Trairi (CE), as famílias agricultoras comemoraram a conquista das cisternas de segunda água para as comunidades de Purão, Feijão e Urubu. Foram 30 cisternas-calçadão e 02 cisternas escolares. Este projeto nasceu através da parceria ASA e Instituto PEPSICO, com realização do CETRA.
No evento aconteceu a celebração das águas, onde todos/as os presentes foram motivados a refletir sobre a importância e quais cuidados são necessários para uso e preservação das tecnologias sociais recebidas. Os representantes das comunidades agradeceram pelas tecnologias recebidas e destacaram que as cisternas chegavam a suas comunidades em momento decisivo para realidade que estão passando por falta de água. “A chegada dessa cisterna mudou a vida de nossa família, graças a Deus, temos um reservatório para guardar água quando chover e se Deus quiser vai chover. Quem tem uma cisterna desta tem um tesouro”, conta Manoel da comunidade de Feijão.
![]() |
Famílias refletiram sobre cuidados importantes para preservar a tecnologia. | Foto: Cetra |
Também foi um momento de realizar a campanha EU TENHO RAÍZES, do projeto Florestação. As famílias foram motivadas a perceber que acaso não haja a diminuição das queimadas e o aumento do reflorestamento, principalmente nas nascentes dos rios, margens de açudes e lagoas nosso futuro, aos poucos, fica comprometido. Além do reflorestamento é necessário fazer a preservação e conservação do que já existe, tanto das árvores como das sementes, dentre elas, com destaque para as nativas, pois várias sementes tem se perdido ao longo do tempo.