Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?

![]() |
Arapiraca sediou o flash mob da Asa Alagoas | Foto: Asa Alagoas |
Em comemoração aos 15 anos da rede ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) 10 cidades do Semiárido Brasileiro se articularam para realizar o flash mob com o tema: “Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?” para chamar a atenção da população aos perigos do uso de agrotóxico para a saúde.
Em Alagoas, a mobilização foi realizada às 11 horas de hoje, na cidade de Arapiraca, localizada numa região com forte predominância da monocultura do fumo, que usa muito veneno na plantação contaminando principalmente os agricultores/as.
O ato contou com a presença de agricultores e agricultoras familiares que praticam a agroecologia e de jovens do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e AAGRA (Associação de Agricultores Alternativos) que encenaram mortes por envenenamento.
Durante a mobilização Vera Lúcia Felix, coordenadora do MPA, denunciou os perigos de algo considerado normal: “Agrotóxico é o nome disfarçado, o nome disso é veneno e ele mata”. Essa mensagem estava escrita também numa das faixas estendidas durante o ato.
Para mostrar a população que a saída para o agronegócio é a agricultura familiar agroecológica, agricultores/as familiares entregaram sacolas contendo alimentos saudáveis, panfletos e o vídeo documentário “O veneno está na mesa 2”.
A mobilização chamou a atenção das pessoas que passavam pela praça Marques da Silva, no centro de Arapiraca. “Todos nós precisamos fazer dieta sustentável, orgânica, livre de agrotóxicos e livre de contaminações. Há falta de interesse político, de estrutura, de fiscalização porque isso gera outra cadeia, quanto mais pessoas doentes mais as redes médicas e farmácias ganham dinheiro. Achei a apresentação boa, serve de mensagem de comunicação e alerta de cuidados. Aos poucos têm que ser mudado os hábitos para uma vida melhor”, disse o aposentado Everaldo Araújo Lima, uma das pessoas que viu a apresentação.