Famílias de Curimatá mostram satisfação durante visita de assessora da ASA

![]() |
Cisterna-enxurrada construída em Curimatá (PI) | Foto: Rossana Andrade/Obra Kolping |
O município de Curimatá, sul do Piauí, recebeu esta semana, de 17 a 20, a visita da assessora técnica da Asa Brasil, Deiziane Cavalcante e do coordenador da UGT de Oeiras (PI), Assis da Roça. O objetivo da visita foi avaliar junto às famílias o processo de formação e mobilização do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), no que diz respeito à seleção, capacitações e construções. Além disso, foram também inspecionados a qualidade das tecnologias (cisternas). As visitas foram feitas nas comunidades Ipueiras e Pedrinhas, e tiveram o acompanhamento do agente de campo que atua na região, Thyago Nogueira e do padre Adairton.
Ao todo o município de Curimatá vai receber 106 implementos, sendo 58 cisternas-enxurrada, 30 cisternas-calçadão, 15 barreiros-trincheira e 3 barragens subterrâneas. Assis da Roça, que coordena as ações do P1+2 em Curimatá, garante que os trabalhos serão finalizados dentro de poucos dias. “Nosso trabalho está sendo muito bem executado aqui em Curimatá. A maior parte dos implementos já foram entregues, estão faltando apenas algumas barragens subterrâneas serem finalizadas. Mas o mais importante é que as famílias estão felizes com o resultado do nosso trabalho”, explicou.
A assessora técnica Deiziane Cavalcante fez uma rápida avaliação a respeito do trabalho da Obra Kolping em Curimatá. “A visita foi bastante positiva. Nas famílias que foi possível conversar pude perceber que estão bastante satisfeitas com todo o processo por qual passaram (desde a seleção, capacitações e a construção propriamente dita), todas estão bastante envolvidas e acreditando no potencial da utilização da água para produção de alimentos. Isso é muito importante. Com relação a execução do projeto em termos de números, a Kolping está alcançando as metas tanto em tempo hábil, quanto em qualidade e satisfação das famílias”, destacou.
A Obra Kolping do Piauí executa o Programa Uma Terra e Duas Águas em parceria com a Asa Brasil e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), nos municípios piauienses de Simplício Mendes, Conceição do Canindé e Curimatá.