Por que é melhor votar em Dilma

Compartilhe!

Companheiros e companheiras

Não podendo estar presente nesse ato, gostaria de dar o meu apoio daqui de Petrópolis, no Estado do Rio.

Vocês, em sua grande maioria, vêm do Semiárido que eu neste ano visitei por duas vezes. Sei que se não tivessem havido as políticas públicas do Governo Lula-Dilma o sofrimento que vocês teriam passado e ainda estão passando seria muito mais terrível. Graças aos direitos conquistados por vocês de terem a subsistência mínima garantida, pois todos somos filhos da Mãe Terra, irmãos uns dos outros e filhos e filhas de Deus, nunca se leu que cidades foram invadidas por grupos passando fome e sede. Vocês conseguiram fazer a travessia e o estão fazendo ainda com coragem e esperança,

Para garantir esses avanços que tanto os beneficiaram, é de fundamental importância reeleger Dilma. Todo o Brasil ficou melhor com os governos Lula-Dilma. O que deu certo tem que ser continuado, aprofundado e melhorado. E vocês podem ajudar com justas reivindicações. Mas é decisivo evitar o retrocesso de quem só pensa no mercado e no crescimento que beneficia os grandes e apenas marginalmente os pobres. O Aécio representa aquele governo que faz políticas pobres para os pobres e políticas ricas para os ricos. Isso não pode voltar.
Então, votemos em Dilma que é votar em vocês mesmos.

Temos que garantir as duas revoluções que ocorreram: uma rumorosa e outra silenciosa. A rumorosa foram as muitas políticas sociais, a bolsa família, a luz para todos, minha casa minha vida e outras que vocês conhecem que são do admirados em outros países.

Mas houve também uma revolução silenciosa: as várias universidades federais criadas em todo o pais e as dezenas de escolas técnicas e cursos profissionalizantes como o Pronatec que habilitaram milhares de pessoas. Essa política de educação deve ainda ser estendida, multiplicada e ganhar qualidade. Por essa razão votem em Dilma.

Há ainda um outro fato relevante que é o crescimento com inserção social e com a multiplicação de empregos. É verdade que o nosso crescimento é pequeno mas nunca se manteve o desemprego a níveis tão baixos, 5% dos trabalhadores. No mundo, dada a crise neoliberal, existem na zona na Europa e nos Estados Unidos 102 milhões de desempregados e com nenhum ou com irrisório crescimento.

Resistimos à grande crise econômica de 2008 que quase colocou a pique os países ricos. Não tivemos que desempregar e renunciar às políticas públicas. Os salários nesses 12 anos subiram 70% acima da inflação. Por isso uma razão a mais em Dilma.

Fala-se muito em corrupção real ou inventada. Mas jamais, em nenhum momento se acusou a Presidenta Dilma de corrupta. Nem nunca ela aceitou aprovar projetos que fossem contra o povo brasileiro. Sempre foi fiel ao povo, ponto de honra de sua gestão.

Lutaremos para vencer. Não para vencer simplesmente. Mas vencer para consolidar o que já se ganhou, avançar e aprofundar em muitos pontos, especialmente, naqueles que foram gritados nas ruas em junho de 2013. Resumindo, aí se pedia: queremos uma democracia participativa, na qual os movimentos sociais possam ajudar a discutir, pensar e decidir os melhores caminhos especialmente para os mais vulneráveis. Isso implica mais cisternas, mais investimento no Nordeste da seca, melhor educação, mais saúde, transporte decente, saneamento, cultura onde o povo possa mostrar o que sabe e participar do que se faz nas várias regiões do Brasil.

Temos que avançar principalmente na redução da desigualdade que ainda é muito grande. A raiva que muitos ricos têm é ver que povo pode visitar seus parentes de avião, comprar o seu carrinho, melhorar a sua casa e comprar as coisas essenciais como geladeira, fogão e uma televisão e outros aparelhos. Eles não suportam ver o povo subindo na vida e ficando do lado deles. Querem eles no lugar que sempre estavam: na marginalidade e na pobreza. Para que possa continuar a revolução pacífica, democrática e popular com mais segurança votem, por favor, em Dilma.

Com Dilma será mais fácil percorrer esse caminho que nos leva a uma Terra da Boa Esperança, onde a vida conta mas que dinheiro e a justiça social mais que as vantagens do capital e onde seja menos difícil o amor entre todos nós.

Dilma 13, PT 13, a vitória da causa do povo brasileiro.

Leonardo Boff, teólogo, ecologista e escritor e profundo admirador da cultura nordestina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *