Famílias produzem composto orgânico em curso de SISMA

![]() |
Agricultor realizando prática na capacitação | Foto: Stefanya Neves |
O Centro Terra Viva realizou entre os dias 01, 02 e 03 de Agosto, o Curso de Sistema Simplificado de Manejo Agroecológico (SISMA), nas comunidades do Sítio Córrego e com as famílias do Assentamento Milagre, no município de Apodi. O curso tem o objetivo de discutir com as famílias beneficiadas do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), alternativas para uso e gerenciamento de água para produção, além de técnicas de manejo com o solo e sistemas de irrigação para produção.
Nos três dias as famílias tiveram a oportunidade de discutir como funciona os processos de composição do solo, observaram a importância da estocagem de alimento e a produção agroecológica para a garantia da soberania alimentar, além de realizarem experiências práticas com a produção de composto orgânico.
Os cursos foram acompanhados pela Coordenação estadual da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), que ressaltou a importância do GAPA e do SISMA na gestão de águas e no o desenvolvimento de técnicas alternativas de irrigação que são apropriadas à realidade do semiárido.
“Nós, enquanto coordenação da ASA Estadual, consideramos importante o acompanhamento dos cursos, pois é uma forma de aproximação com as famílias. Observamos que os agricultores têm o interesse de aprender e eles participam do curso principalmente nos momentos práticos”, avaliou Paulo Segundo, coordenador da ASA Potiguar.
Já no município de Severiano Melo o curso de SISMA acontece nos dias 15, 16 e 17 de Agosto com cerca de mais 60 famílias beneficiárias do projeto na região.