Capacitações de GRH acontecem em comunidades rurais de Mossoró

![]() |
Agricultores e agricultoras exibem certificado do curso de GRH | Foto: arquivo Coopervida. |
Diante da problemática entorno da seca, a captação da água da chuva mostra-se como uma medida de precaução as condições de épocas prolongadas sem chuvas. Agricultores e agricultoras convivem com essa situação. A braveza com que resistem é surpreendente. No semiárido a vida ainda pulsa com batidas incessante de esperança a cada dia.
Nessa perspectiva, o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) vem beneficiar, em toda região semiárida com água potável para beber e cozinhar, através das cisternas de placas, pessoas que residem em áreas rurais e não tem acesso ao sistema público de abastecimento de água.
Dentro do programa, a COOPERVIDA realizou nos dias 2 e 3 de agosto com 68 agricultores e agricultoras capacitações em Gestão dos Recursos Hídricos (GRH) no município de Mossoró/RN, com famílias das comunidades de Alagoinha, Coqueiro, Senegal, Bom Destino, Oiticica, Lajedo e Arisco.
Assim, para melhor conhecer a realidade das comunidades, foram realizadas dinâmicas em grupo, no qual, as famílias abordaram suas principais dificuldades e desafios enfrentados para o acesso a água, além de produzirem desenhos que ilustravam a luta pela água.
Essa capacitação é importante para fortalecer as atividades que já estão sendo desenvolvidas pelas famílias em relação ao gerenciamento de água em suas propriedades, além de haver uma troca entre agricultores e agricultoras de experiências.