Agricultores/as do Sertão do Piauí visitam experiência com água para produção de alimentos
Famílias agricultoras de três municípios do Sertão Piauí visitam experiência de criação de animais em Padre Marcos | Fotos: Jucilene Silva |
Cerca de 50 agricultores e agricultoras, que moram e produzem em sete comunidades rurais de Alegrete do Piauí, Vila Nova do Piauí e Jaicós, saíram de suas propriedades para conhecer o trabalho de outra família agricultora, do município de Padre Marcos, que possui tecnologia que acumula água para criação animal e produção de alimentos. Muitos visitantes precisaram se deslocar até 88 quilômetros para fazer a visita, que durou dois dias (31/07 e 1º/8).
O principal objetivo do intercâmbio é proporcionar a troca de conhecimentos sobre as tecnologias e práticas de convivência com o Semiárido a partir da lógica de organização da produção que as famílias desenvolvem nos seus diversos sistemas agrícolas. Outra finalidade das visitas é levar os visitantes para conhecerem as construções de obras de captação e armazenamento de água de chuva que estão em execução no âmbito do P1+2.
A experiência visitada pelos participantes foi a do agricultor Josivaldo Macedo, da comunidade Mocambo, que trabalha com criação de bodes, ovelhas, porcos, galinhas e cultiva hortaliças. O agricultor contou para todos/as a sua história, falou do manejo da criação, desde quando começou o trabalho até os dias atuais.
“Acho que o ponto mais importante do trabalho, no qual se quer investir, é pensar positivo e alimentar a esperança de que a produção vai dar certo, como de fato deu. Hoje eu apuro mais de um salário por mês, só com os meus criatórios”, afirma Josivaldo Macedo.
Em comum, tanto as famílias visitantes, quanto a anfitriã, participam do no Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA, que nesta região é executada pela Cáritas Regional Piauí. Por isso, esta visita também foi um momento oportuno para que as famílias, que ainda terão as suas tecnologias de captação de água da chuva construídas, vissem de perto a produção de alimentos que está sendo garantida pela água da chuva armazenada nas tecnologias.
Ao todo, o município de Padre Marcos vai receber 100 tecnologias, sendo 50 cisternas-calçadão e 50 cisternas-enxurrada, ambas com o financiamento da Fundação Banco do Brasil (FBB). Já os municípios de Jaicós, Alegrete e Vila Nova do Piauí, receberão 101 tecnologias, entre elas cisternas-calçadão, cisternas-enxurradas, tanques de pedra, barreiros-trincheira e barragens subterrânea, que serão construídas com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).