Pedreiros participam de encontro territorial em Iguatu

![]() |
Participação coletiva de técnicos e pedreiros marcou encontro | Foto: Ricardo Azevedo/Arquivo Elo Amigo |
Nos dias 17 e 18 de julho de 2014 o Instituto Elo Amigo realizou no Centro Diocesano de Iguatu mais um encontro territorial do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) envolvendo os pedreiros capacitados para a construção das tecnologias do programa e os animadores de campo do instituto Elo Amigo e promovendo um diálogo horizontal com os pedreiros voltado para as adaptações à nova forma de execução do P1+2 com vistas à ampliação da qualidade das tecnologias e dos resultados do programa.
Na manhã do primeiro dia, após um reforçado café da manhã, a programação iniciou com uma mística de abertura e a apresentação dos participantes. Logo após foi explicado os novos processos de execução do P1+2, as modalidades de contratação, a implantação do sistema de distribuição, a utilização da bomba elétrica e a implantação de uma base para uma caixa d’água.
Após o almoço, os participantes foram divididos em grupos e levados para a comunidade Cabeça de Negro há 26 quilômetros de Orós – CE, para uma prática de campo a fim de executarem a construção da base da bomba elétrica e a base da caixa d’água.
No segundo dia, de volta ao centro Diocesano de Iguatu, os participantes foram novamente divididos em grupos para uma avaliação mais complexa, onde foram discutidos a importância do trabalho dos pedreiros, o acompanhamento do Elo Amigo, o apoio das famílias, a qualidade do material e principalmente a opinião e as sugestões dos pedreiros quanto aos assuntos pautados no encontro.
No encerramento todos plantaram simbolicamente uma semente e relataram os seus sentimentos e todo a aprendizado que tiveram e continuam tendo nesta caminhada pela convivência com o Semiárido.