Agricultores e agricultoras do Município de Mato Grosso participam de intercâmbio intermunicipal em Pedra Lavrada (PB)

Compartilhe!

Agricultores trocando saberes | Foto: Aparecida Ferreira / Arquivo STR Aparecida

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida, Unidade Gestora do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realizou no dia 16 de julho um intercâmbio intermunicipal na comunidade de Canoa de Dentro, município de Pedra Lavrada (PB), com os agricultores do município de Mato Grosso (PB), com o objetivo de visitar experiências exitosas de agricultores que assim como eles aprenderam a conviver com o Semiárido a partir das diversas tecnologias sociais.

A visita se deu em duas experiências: na primeira os agricultores (as) tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de seu Efigênio Alves. A partir da cisterna-calçadão e da implantação do caráter produtivo, ele, juntamente com sua família, vem gerando renda.  

Na oportunidade os agricultores (as) conheceram o Centro de Beneficiamento Filhas da Terra que vem beneficiando diversas frutas, tendo como principal fonte de renda o beneficiamento do umbu.

A visita de intercâmbio serviu de experiência para os agricultores (as) que em diversos momentos compreenderam que para conviver no Semiárido basta aprender práticas simples e ter água estocada para garantir a produção e a criação animal. 

“Para garantir tudo isso que vimos aqui hoje é somente acreditar que a mudança existe e que para isso acontecer temos que valorizar os eventos e reuniões e eu irei voltar para o meu lugar com muitas novidades, e eu tenho certeza que todos que vieram também pensam assim”, destacou Geraldo João de Oliveira (Comunidade de Logradouro Mato Grosso – PB). 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *