Aprendizado e criatividade em cursos na Bahia

Cursos de capacitação sobre Sistema Simplificado de Manejo da Água (SSMA) aconteceram entre os meses de abril e junho nas comunidades de Araçás II, Mandacaru, Campo Grande, Malhada Grande, e Gameleira, ambas do município de Cordeiros, no sudoeste da Bahia. As atividades foram realizadas pelo Centro Comunitário da Paróquia São Pedro, entidade que atua com o programa Uma terra e Duas Águas (P1+2), no qual faz parte da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
O foco foi a produção de alimentos, visando também novos métodos que servem para melhorar e diminuir gastos do agricultor. Os cursos objetivam potencializar e dar oportunidades ao agricultor rural, capacitando às famílias na residência de um dos beneficiários, para que os demais possam ver a infraestrutura e também adquirir mais conhecimentos. O curso tem como finalidade colocar em prática as técnicas agrícolas e as oportunidades oferecidas pela ASA, como usufruir dos canteiros, saber cuidar da cisterna e mostrar também ao agricultor as oportunidades que ele tem e como usá-las em seu dia a dia.
As alternativas para o agricultor são muitas com este curso, abrindo novos horizontes para que a cada dia possam melhorar ainda mais o seu quintal, principalmente na parte de irrigação, pois as oportunidades demonstradas no curso são satisfatórias para cada agricultor que está ali presente. A troca de experiência é um fator de extrema importância, pois é através disso que novas idéias podem surgir, melhorando e diversificando a realidade local de cada agricultor.
Segundo Hortência Sousa, da equipe do Centro Comunitário, “o curso é muito bom, pois ensina a manusear os quintais produtivos de cada família, acho muito interessante também quando é ensinado a fazer o biogel para os agricultores utilizarem em suas plantas”. Para os animadores de campo Nivaldo Oliveira e Antônio Lima “O Biogel serve como fertilizante para as plantas e repelentes para as pragas. Outro ponto muito importante no curso é a convivência das plantas, pois a planta também tem seu ritmo próprio e nós devemos conhecer e aprender, porque existe as plantas inimigas e as companheiras e também o resgate de nossas próprias plantas do Semiárido, como Aroeira, Paudarco, Pau Ferro, etc.”.
O Centro Comunitário da Paróquia São Pedro está atuando com o P1+2 [Programa Uma Terra e Duas Águas] em três municípios, Tremedal, Piripá e Cordeiros, cidades essas situadas na região sudoeste da Bahia, programa este financiado pelo Banco Nacional Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES).