Sementes Crioulas: plantando e colhendo vida no Semiárido
Famílias agricultoras participam de capacitação em apoio a casa de sementes | Foto: Luciane Barros |
Com o objetivo de resgatar e preservar as variedades de sementes locais, além de incentivar as famílias a preservarem suas sementes crioulas e, ao mesmo tempo, a agrobiodiversidade no Semiárido baiano, foi realizada no dia 12 de julho na Comunidade Represo, município de Brumado, uma capacitação em parceria com o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA). A atividade aconteceu em apoio à Casa de Sementes, que foi implantada na comunidade através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), executado pela Associação Divina Providência. O curso foi ministrado pelo técnico em agropecuária Rafael Silva e contou com a presença de cerca de 30 agricultores e agricultoras da comunidade.
O funcionamento da Casa de Sementes será da seguinte forma: cada família toma emprestado certa quantidade de sementes e devolverá no momento da colheita uma quantidade maior do que recebeu para manter o estoque. Na casa terá sementes agrícolas, forrageiras para a ração de animal, sementes de plantas nativas e medicinais.
Rafael Silva, instrutor da capacitação, ressalta a importância da casa de sementes para as famílias que vivem no Semiárido: “As sementes crioulas são muito importantes para os agricultores/as. Devido ao grande aumento dos produtos transgênicos, as famílias agricultoras precisam ter autonomia de suas sementes, que são a origem da agricultura familiar”, afirma.
Segundo Arlindo Moreira, morador da comunidade, a casa de sementes será um grande avanço para as famílias da região de Represo: “A casa de sementes vai tirar um pouco da dificuldade do camponês e camponesa de comprar ou esperar as sementes que vem do governo, ou seja, a casa trará autonomia as famílias, além de ser um resgate das sementes crioulas, ou seja, tem sementes na comunidade que já são trabalhadas há quinze anos, isso é a garantia que essas sementes vão permanecer por muitos e muitos anos na comunidade”, ressalta Arlindo.