Agricultores familiares participam de intercâmbio pelo P1+2

![]() |
Agricultores/as visitaram quintais produtivos das famílias | Foto: Everardo Souza / Arquivo Cetra |
Nos últimos dias 08 e 09 de julho aconteceu o intercâmbio intermunicipal do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O projeto é realizado pelo Cetra com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Vinte e quatro agricultores familiares do município de Itapajé, vindos das comunidades Sítio Jardim, Baixa Grande, Chapada, Pedra Vermelha e Juá, visitaram as áreas produtivas e os Quintais Produtivos de Dona Duca e Ernesto e Dona Tica e Zé Júlio.
Durante a visita os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer um SAF – Sistema Agroflorestal, apresentado na área de Seu Ernesto e Dona Duca, além do processo de fabricação de farinha e goma de mandioca. No quintal de Seu Zé Júlio e Tica foi visto um roçado agroecológico, um apiário e uma horta integrada a um galinheiro. As duas familias visitadas fazem parte da Rede de Agricultores/as Agroecológicos e Solidários dos Vales do Curu e Aracatiaçu e são feirantes nos municípios de Trairi e Itapipoca.
O segundo dia foi marcado pela visita à Feira Agroecológica e Solidária de Itapipoca, onde tiveram oportunidade de conhecer como é feita a comercialização da produção. Seu Vitoriano, agricultor da comunidade Baixa Grande, conta como foram esses dias de intercâmbio: “Foi um momento muito importante, pois, essa troca de experiências renova as esperanças para melhoria dos sistemas produtivos de cada um e cada uma na perspectiva de uma vida mais digna para todos”.