Elo Amigo capacita agricultores/as em Sistema Simplificado de Manejo de Água

Compartilhe!

 
Prática de SISMA | Foto: Rosa Nascimento / Arquivo Elo Amigo

O Instituto Elo Amigo capacitou 100 agricultores/as em Sistema Simplificado de Irrigação para Manejo de Água (SISMA). As capacitações aconteceram nos dias 04 a 06 de julho, com quatro grupos, nas comunidades Cabeça do Negro, Sobrado, Rochedo e Barra, no município de Orós, no Centro Sul do Ceará. Participaram beneficiários/as do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), financiado pela Fundação Banco do Brasil (FBB).

O objetivo geral é despertar nos/as agricultores/as a compreensão de que a gestão dos recursos hídricos servirá para o desenvolvimento da agricultura familiar, garantindo a sustentabilidade e a formação da realidade, a partir do manejo adequado da água para a produção de alimentos em bases agroecológicas, bem como a defesa das tecnologias de convivência com o Semiárido, estabelecendo novas relações com as pessoas e o meio ambiente.

Valorizar os conhecimentos dos/as agricultores/as familiares em relação ao uso e à gestão da água e ampliar os conhecimentos das alternativas de segurança hídrica, construídas e desenvolvidas pelos mesmos/as, são objetivos específicos.

No primeiro momento das capacitações, os/as participantes foram envolvidos por uma mística que teve como tema central a Criação, a partir da leitura bíblica do livro de Gêneses. Terra, água, sal, vela, cinza, galhos verdes e sementes foram os símbolos utilizados para ilustrar o momento, causando nos/as participantes um sentimento de inter-relação com os mesmos.  Alguns trouxeram a importância da água para a vida do ser humano e todos os seres vivos, outros ressaltaram a importância do sal para dar sabor à comida, outros ainda exaltaram a terra e a água como fonte do alimento de cada dia.

Agricultores/a participando da atividade | Foto: Rosa Nascimento / Arquivo Elo Amigo

Posteriormente, foram convidados/as a refletir sobre a realidade hídrica da comunidade, a partir de um diagnóstico das fontes existentes. Os instrumentais como vídeos de produção agroflorestal, cartilhas de experiências exitosas e tecnologias sociais de captação de água também foram utilizados.

A implementação do sistema simplificado de irrigação para produção, com a construção da base para a caixa d’água, microaspersor alternativo e gotejadores foi a parte prática da capacitação. 

Para o técnico do Elo Amigo, Claudio Sampaio, a capacitação é um processo importante na formação dos/as os agricultores. “A perspectiva é contribuir com o aprendizado, facilitando o manejo com sustentabilidade e segurança hídrica de cada família. A capacitação ensina com a prática, para que o mesmo obtenha resultado no seu cultivo”, disse, acrescentando que os efeitos surtirão pela simplicidade da metodologia utilizada e experiências compartilhadas. “Os/as agricultores/as conseguem captar com facilidade as práticas para desenvolver outras experiências que eles mesmos já obtinham. Essa troca de experiência vem gerando conhecimento e maior empenho das famílias em produzir seu alimento saudável, que garante a soberania alimentar”, finalizou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *