I Encontro de Pedreiros/as do Semiárido do Piauí foi realizado sábado passado (5)

![]() |
Exposição fotográfica | Foto: Djalma Batista |
A Obra Kolping do Piauí realizou neste sábado, dia 5, o I Encontro de Pedreiros/as do Semiárido na cidade de São Francisco de Assis do Piauí, com a participação de profissionais de vários municípios, dentre eles, Campo Alegre do Fidalgo, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí e Paes Landim. O evento permitiu a maior integração entre os pedreiros que trabalham na construção de tecnologias que guardam água da chuva para produção de alimentos, além de valorizar a importância destes profissionais para o desenvolvimento do Semiárido.
O encontro, que contou com a presença da diretoria da entidade, teve na parte da manhã uma exposição fotográfica mostrando ações da Obra Kolping no Semiárido e uma oficina sobre a qualidade das cisternas de placas que estão sendo construídas. À noite, houve uma celebração eucarística com o Padre Geraldo, pároco do município, uma atividade cultural com um trio de forró de Picos e a apresentação de um documentário, produzido pelo comunicador da Obra Kolping, sobre uma experiência bem sucedida na área de produção de alimentos na comunidade Gatinhos, em São Francisco de Assis do Piauí, dando ênfase ao ato de solidariedade de Seu Crispin Francisco Pereira.
O Padre Geraldo foi pioneiro em São Francisco de Assis do Piauí na realização de projetos sociais que estão ajudando as famílias a conviverem com a seca, a exemplo da produção de mel, criação de animais de pequeno porte e produção de hortaliças.
Em 2004, a comunidade ganhou a sua primeira cisterna-calçadão, através do Padre Geraldo, para a produção comunitária de alimentos, mas as pessoas que estavam na reunião não se prontificaram em ceder uma terra para sediar a obra. Seu Crispin e o cunhado Roberto Xavier, que não estavam na reunião, souberam do ocorrido no dia seguinte. Ficaram preocupados e então procuraram a igreja, quando Seu Crispin ofereceu parte de sua terra para a construção da cisterna. “Se tenho 10 hectares e não uso toda a terra, então posso doar uma parte para quem precisa fazer um plantio”, falou o agricultor.
O I Encontro de Pedreiros(as) do Semiárido foi facilitado por Iraides Leite, que coordena a equipe que executa as ações do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) nos municípios de de Paes Landim, Floresta do Piauí e São Francisco de Assis do Piauí. Essas ações são financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Vários pedreiros levaram para o encontro suas mulheres e filhos, o que demonstra também uma necessidade de realização de um trabalho educativo voltada para convivência com o Semiárido. “Agora, as famílias e os jovens estão compreendendo que é possível conviver com a seca e não combater a seca, como muitos defendiam com o intuito de tirar proveito político e econômico”, falou Raimundo João da Silva, coordenador estadual da Obra Kolping.
O presidente da Obra Kolping do Piauí, Francisco Machado de Santana, que prestigiou o encontro e o evento cultural, disse que a entidade está muito feliz por fazer parte de um programa que está ajudando as famílias a conviverem melhor com a seca. Segundo ele, o exemplo do Seu Crispin e da comunidade Gatinhos é uma comprovação de que o Semiárido tem um grande potencial produtivo e conta com muitas pessoas trabalhadoras e solidárias.
O evento cultural, realizado na noite de sábado, contou também com a presença do prefeito de São Francisco de Assis, Genilvado Santos Irineu, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Trabalhadoras Rurais de São Francisco de Assis e do vice-prefeito de Porto, Raimundo Ferreira, que é vice-presidente da Obra Kolping do Piauí.
Além da entrega de certificados para os participantes, foi realizado o sorteio de uma antena parabólica entre os pedreiros e feita uma homenagem ao agricultor Crispin Francisco Pereira, pelo desprendimento e solidariedade.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica do evento