Famílias que receberão cisternas para produção de alimentos participam de formação

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre os temas relacionados à convivência com o Semiárido e de proporcionar a troca de experiências entre as famílias que terão acesso às tecnologias sociais de captação de água da chuva para a produção de alimentos, a Associação Comunitária da Escola Família Agrícola Rural de Correntina e Arredores (Acefarca), realizou nos dias 27, 28 e 29 de junho, a Capacitação de Gerenciamento de Água Para a Produção de Alimentos (Gapa), que aconteceu na comunidade de Porteira de Santa Cruz, no município de Serra Dourada, na Bahia.
Essas capacitações se caracterizam como espaços dinâmicos, participativos e inovadores, que possibilitam aguçar o pensamento crítico e fazê-los perceber sentidos e significados distintos com relação a questões do dia a dia das famílias agricultoras.
Com muito entusiasmo, expectativas e vontade de ampliar seus conhecimentos, as famílias das comunidades rurais de Barrinha, Buriti, Torradas e Porteira de Santa Cruz conheceram e trocaram experiências sobre produção de alimentos, sustentabilidade, preservação, segurança alimentar e nutricional, quintais produtivos, sementes crioulas, agroecologia, políticas públicas, ações e práticas que possibilitam ao agricultor e à agricultora familiar conhecer e conviver de forma sustentável na região semiárida.
As famílias que estiveram presentes no Gapa já conquistaram a primeira água, que serve para consumo humano, e estão sendo capacitadas para receberem a segunda água, que será utilizada nos espaços de produção, como os quintais e nas proximidades dos roçados, para a produção de alimentos orgânicos e para a criação de animais de pequeno porte.
Serão implementadas nas comunidades, tecnologias de captação de água da chuva, a exemplo das cisternas-calçadão e cisternas-enxurrada que têm capacidade de armazenar 52 mil litros de água. Cada família vivencia a seu modo a ansiedade na chegada da nova tecnologia na propriedade, com a expectativa e esperança de fazer florescer novos frutos, dando continuidade às iniciativas de produção orgânica e sustentável, garantindo as bases da agricultura familiar na região.
Em 2014, a Acefarca realizou e ainda vai realizar capacitações como essas, envolvendo mais de 300 famílias agricultoras nos municípios de Serra Dourada, Santana e São Félix do Coribe, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
É visível a satisfação e o entusiasmo das famílias nas comunidades que serão beneficiadas com as tecnologias da ASA. Elas se alegram em participar de todas as etapas do P1+2, que além desse tipo de formação, tem também visitas de intercâmbio e a construção das tecnologias.