Intercâmbio favorece troca e fortalecimento de experiências

Agricultores e agricultoras de comunidades rurais do município de Mossoró visitam comunidade Canto do Amaro, em Areia Branca.
Compartilhe!

Agricultores e agricultoras conhecem cisterna enxurrada | Foto: Arquivo Coopervida

No dia 28 de junho, 42 famílias dos seguintes assentamentos do município de Mossoró/RN:  São Jorge, São Jose I e II, Santa Rita de Cassia, Barreira Vermelha, Guarajás e Bela Vista, tiveram como destino a comunidade de Canto do Amaro, localizada no município de Areia Branca. O intercâmbio é uma das ações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e foi acompanhado pela equipe da COOPERVIDA.

Foram realizadas visitas as tecnologias sociais de convivência com o semiárido na comunidade de Canto do Amaro. A primeira a ser visitada foi a tecnologia social barreiro-trincheira na propriedade de Dona Tica, em seguida a cisterna calçadão na propriedade de Dona Francisca, onde a agricultora mostrou aos visitantes um pouco de sua história de vida e luta na lida do campo. “Com o que tenho aqui em minha propriedade está sendo suficiente para eu poder sustentar a minha família”. Aqui eu tenho árvores frutíferas que é de onde tiro as frutas para fazer as polpas e vende-las e é por causa da água armazenada na cisterna do P1+2 que ainda consigo cultivar”. Relata a agricultora. E por fim realizou-se visita a cisterna enxurrada no quintal da propriedade de Seu Antônio e Dona Elisangela.

Durante as visitas, os agricultores/as debateram, trocaram experiências e viram que é possível fortalecer as imediação de suas casas com o cultivo tanto de hortaliças, árvores frutíferas bem como a criação de animais.     Na oportunidade os visitantes e os e os agricultores que estavam recebendo as visitas, se reuniram para compartilharem sobre as tecnologias e técnicas agrícolas utilizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *