Comunidades de Severiano Melo participam de capacitação

![]() |
O curso reunião representantes de 101 famílias | Foto: Stefanya Neves |
Terminou nesta quinta-feira, dia 19, o curso de Capacitação de Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) com 51 famílias no município de Severiano Melo (RN) cadastradas no programa Uma terra e Duas Águas (P1+2). O programa é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e visa beneficiar um total de 101 famílias no município, com execução do Centro Terra Viva e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Seu Félix, agricultor do sítio Ipoeira, trocou experiências com os demais agricultores e disse que espera pela cisterna Calçadão no seu quintal para aumentar sua produção: “Lá no meu terreno tem de tudo, é maracujá, abóbora, cheiro verde, bata doce e eu não vejo a hora de começarem a construir a tecnologia para eu poder plantar mais”. Na ocasião eles tiveram ainda a oportunidade de tirar dúvidas sobre o programa a respeito da contrapartida na construção das cisternas e discutiram também questões do caráter produtivo.
As comunidades de Baixa Vermelha, Morada Nova, Cuvico I e II, Ipoeira, Santo Antônio, Passagem Limpa, Rudaque, Condado, Pompelina, Bom Lugar, Pitombeira, Meia Légua, Lagoa Tapada, Malhada Vermelha, Espinheiro, São Bento, Caroba, Sítio do Padre, Bispado, Sítio Floresta (Apodi), Sítio Foveiro e Passagem Limpa, participaram do curso que traz dicas de captação das águas, cuidados com a terra e o plantio para garantia do alimento nos longos períodos de estiagem. De acordo com o cronograma do projeto as escavações e o início das construções, nesta primeira fase, estão previstos para acontecer ao final do mês de Julho.