Coletivo de Mulheres do Norte de Minas: mulheres mais unidas, mulheres mais fortes

Compartilhe!

Encontro do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas Gerais. | Foto: Adeilza Santos.

O sistema político atual não só exclui as mulheres da representação nas instituições políticas como funciona a partir de uma lógica patriarcal – de determinar o lugar das mulheres como o das tarefas domésticas e de cuidados, com a imposição da maternidade, sem reconhecer o papel fundamental das mulheres na produção do viver. Para transformar essa realidade é de fundamental importância a auto-organização das mulheres, e é isso que elas tem feito, através do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas Gerais.

Nos dias 15 e 16 de junho, aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha um encontro do Coletivo com o objetivo de formação, e planejamento do grupo. O encontro começou com dinâmicas, e todos falaram sobre suas expectativas, logo após, Fernanda, da Marcha Mundial, de São Paulo, falou sobre o papel da mulher nos lares, nas comunidades, nas cidades, nos estados e no país. Papel esse que deve ser de participação efetiva, afinal as mulheres são tão importantes quanto os homens. Além disso, tem-se visto como os cargos antes destinados aos homens também podem ser muito bem desempenhado pelas mulheres. As mulheres pretendem que através da união e ações sejam reconhecidas por esta importância.

Depois as participantes tiveram palestras informativas sobre saúde da mulher, momento este que foi de uma riqueza imprescritível, onde todas tiraram suas dúvidas e no sábado a pauta foi o planejamento do coletivo, levando em consideração principalmente os próximos eventos que acontecerão ao longo do ano. É momentos como esse que garantem a efetividade de uma luta por valorização, e cidadania. Daí a importância da união feminina em prol dos seus direitos e garantias, a fim de se fortalecerem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *