Petrobras e ASA entregam 20 mil sistemas de captação de água no semiárido

Compartilhe!

O diretor da Área Corporativa e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, representando a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, participou, nesta quarta-feira (28/5), de cerimônia realizada em Serrinha, na Bahia, que marca a conclusão dos 20 mil sistemas de captação e armazenamento de água de chuva que integram o Programa Uma Terra, Duas Águas (P1+2). A iniciativa, patrocinada pela Petrobras, foi desenvolvida pela Associação Programa Um Milhão de Cisternas – AP1MC, organização vinculada à Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).

Em seu discurso, Dutra destacou a importância do programa e a satisfação ao visitar a casa de Maria de Lourdes Freitas e de Maria das Dores, que estão entre as famílias beneficiadas pelo projeto. “A alegria e a emoção que vi nos olhos dessas famílias, que em depoimento revelaram as importantes mudanças que tiveram em suas vidas a partir do uso dessas tecnologias, são motivos de orgulho e satisfação para a Petrobras”, ressaltou.

Com esses sistemas, cerca de 100 mil pessoas poderão armazenar água por meses para a produção de alimentos e criação de animais, em nove estados do semiárido brasileiro. Além de produzir para o próprio consumo, as famílias poderão realizar trocas solidárias e comercialização em pequena escala, mesmo na época da estiagem na região.

A Petrobras investiu R$ 200 milhões no programa por um período de 12 meses. Além dos 20 mil sistemas, foram construídos 130 bancos de sementes, para garantir a diversidade das espécies tradicionais camponesas, e 65 viveiros de mudas, dedicados à recuperação do bioma da caatinga.

Os agricultores da região de Serrinha (BA), município que recebeu 98 sistemas de captação e armazenamento, aguardam a chegada das chuvas para iniciar suas atividades produtivas. Uma das agricultoras contempladas, Maria de Lourdes Freitas, está vivendo suas primeiras experiências com a tecnologia de captação de água e declarou que está utilizando esse recurso para “aguar” as plantas. “A gente já plantou verduras, alface, cebolinha e coentro”, disse Maria.

Em paralelo à cerimônia, foi realizada a feira “Expressões da Agroecologia no Brasil”, com produtos provenientes da atividade de agricultura familiar. Participaram da solenidade o governador da Bahia, Jaques Wagner, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos, o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, o coordenador da ASA-BA e presidente da AP1MC, Naidison Baptista, o secretario Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cezar Lisboa, o gerente executivo de Exploração e Produção Norte-Nordeste da Petrobras, Mauro Mendes, o gerente executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi, além de autoridades e moradores da região.

Compromisso com investimentos sociais

Ao realizar investimentos sociais, a Petrobras reafirma sua atuação de empresa socialmente responsável, de acordo com o que estabelece seu Plano Estratégico. Os municípios atendidos pelo Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2) estão localizados na região do semiárido brasileiro, sendo que a maioria está na área de influência da Petrobras. Essa região é considerada estratégica para a companhia, que tem ampliado continuamente sua presença no Nordeste. Atualmente, a região conta com unidades de Exploração e Produção, Refino, Usinas de Biodiesel, Fábricas de Lubrificantes e de Fertilizantes, além de redes de dutos, gasodutos e postos de combustíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *