População de Serrinha recebe 20 mil cisternas da Petrobras
Cerca de 20 mil unidades cisternas e barreiros foram entregues na manhã desta quarta-feira, 28, na comunidade de Saco do Correio, em Serrinha (BA), a agricultores familiares da região do semiárido Nordestino. O investimento foi de R$ 200 milhões, feito pela Petrobras em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (Asa).
O patrocínio da estatal federal foi utilizado pela Asa para a implementação de 10 mil cisternas-calçadão, 6.450 cisternas-enxurrada, 250 barragens subterrâneas, 3.300 barreiros-trincheira, via Programa Uma terra e Duas Águas (P1+2). A iniciativa aconteceu em 210 municípios dos nove estados região do semiárido.
O projeto apoiou ainda a constituição de 130 bancos de sementes, para garantir a diversidade das variedades tradicionais camponesas, e 65 viveiros de mudas, dedicados à recobertura e ao recatingamento dos territórios. Além da parceria com a Petrobras, a Asa mantém vínculos com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.
A ministra Tereza Campello, que representou a presidente Dilma Rousseff no evento, ressaltou os números apresentados. “De 2003 para cá, todo o território do semiárido está coberto por cisternas. E ainda tem muito o que se fazer”, declarou a ministra.