Encontro Estadual da ASA Pernambuco discute políticas de agroecologia

![]() |
Primeiro dia do evento | Foto: Elka Macedo/Arquivo Caatinga |
Nos dias 29 e 30 de abril, na sede do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), em Glória do Goitá, Mata Norte, acontece o Encontro Estadual da Articulação Semiárido Pernambucano (ASA/PE) para debater políticas públicas voltadas para a agroecologia e o público do campo. O evento deve reunir agricultoras e agricultores do Semiárido pernambucano, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e populares, universidades e centros de pesquisas. A programação conta com seminários, debates e atividades culturais.
O encontro tem por objetivo avaliar e fortalecer as ações de agroecologia e convivência com o Semiárido, por meio das experiências das famílias agricultoras, na perspectiva da ampliação e consolidação do projeto de desenvolvimento rural sustentável. Espera-se, com isto, promover a troca de conhecimentos e vivências e formular proposições para o fortalecimento da agroecologia no estado.
A abertura do encontro começou às 8h da terça-feira (29), com a visita às experiências desenvolvidas a partir de tecnologias sociais na sede do Serta. Em seguida haverá o painel “Agroecologia, Juventude e Mulheres”, ministrado pelas instituições Serta e Casa da Mulher do Nordeste. A partir das 14h, a programação inclui apresentação do Plano Nacional de Agroecologia (Planapo) e uma Mesa de debate sobre políticas públicas voltadas para a agroecologia será composta por representantes da
Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e Agricultura Familiar (SEAF). A programação do primeiro dia encerrará com um debate em plenária e apresentação de grupo cultural.
No último dia de evento (30), será apresentado o painel com o tema: Metodologia de Assistência Técnica em Extensão Rural Agroecológica, seguido de debate. A partir das 11h, os participantes irão discutir sobre os objetivos e procedimentos rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado no próximo mês, em Juazeiro (BA).
O Encontro Estadual da ASA-PE conta com o apoio do ProRural, ASA Brasil, Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar e Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.
Sobre a ASA-PE
A Articulação Semiárido Pernambucano (ASA-PE) é uma rede integrante da ASA Brasil. Formada por organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, associações de pequenos produtores rurais, de mulheres e outros movimentos da sociedade civil organizada, a ASA/PE visa o desenvolvimento social, econômico, político e cultural da região semiárida e a melhoria da qualidade de vida de sua população.
Serviço:
Encontro Estadual da Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA/PE)
Local: Rodovia PE 50, Campo da Sementeira, Zona Rural – Glória do Goitá- Pernambuco
Data: 29 e 30 de abril de 2014
Hora: Das 9h às 17h