Projeto de ampliação de telhados ajuda famílias a acessarem cisterna de primeira água

![]() |
Agricultor teve o telhado de sua casa ampliado | Foto: Arquivo Centro Sabiá |
O projeto de ampliação de telhados é uma parceria do Centro Sabiá e da Habitat Brasil, e foi iniciado com financiamento da fundação internacional SELAVIP. Através dele foram beneficiadas 50 famílias no ano de 2013, com a ampliação dos telhados de suas casas, distribuídas em 12 comunidades do município de Bezerros, Pernambuco. O objetivo do programa é atender as famílias que têm casas com área menor que 40m², e que por isso não correspondem aos critérios necessários para receber a cisterna do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC). O intuito do projeto é que essas famílias possam ter mais facilidade de serem beneficiadas com a cisterna de 16 mil litros.
“Agora eu ganho minha cisterna! Vou fazer meu telhadinho e quando começarem as inscrições eu pego a minha”, disse o senhor José Veridiano, da comunidade Alegre, no município de Bezerros.
O processo de mobilização para a seleção das famílias começa com uma reunião nas comunidades onde as lideranças que conhecem a realidade de cada um e sabem de suas necessidades contribuem na mobilização. As lideranças da comunidade indicam quais famílias se enquadram no critério para assim começar o processo de cadastramento das famílias, quando também é feita a metragem da casa e a definição do tamanho da ampliação dos telhados.
O sucesso do projeto de ampliação de telhados no ano de 2013, tanto para as organizações como para as famílias beneficiadas, fez com que Habitat buscasse novos financiadores, e SELAVIP, que já tinha apoiado o projeto anterior, agora está apoiando mais 20 telhados no município de Bezerros.
Mais recentemente outro financiador, a Swiss Re Foundation está apoiando mais 260 ampliações que beneficiarão não só o município de Bezerros, mas também parte para outras cidades do Agreste Pernambucano, como Cumaru, Caruaru, São Caetano, Vertentes e Riacho das Almas, podendo se estender para outros municípios que tenham famílias que se encontram na situação de casas com telhados menores que 40m².
Além da ampliação dos telhados, haverá oficinas com foco em juventude e mulheres para tratar questões como direitos humanos e relações de gênero.
* Técnicos do Centro Sabiá